EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Votar em quem?

Em nossa cultura e sensibilidade modernas, algumas das principais e tradicionais instituições da sociedade, como a escola, a família, as igrejas, a estrutura política, estão envoltas em profunda crise de credibilidade. Já não têm a força decisória e o apelo educativo de séculos anteriores . A mente pós-moderna ressalta tanto o papel do indivíduo e sua liberdade e sua individualidade que as referências universais de autoridade ficam em segundo plano.

Para muitos jovens, a vida política está envolta na indiferença. A grande maioria desacredita da possibilidade de construir um mundo diferente, com as atuais estruturas político-partidárias. Os casos de corrupção a nível local, nacional e mundial aprofundam este descrédito. Mas os dirigentes partidários não descuidam do público jovem. Eles prometem empregos, anunciam políticas públicas, projetos que ficam esquecidos após as eleições.

Agora mesmo, no Brasil, ainda antes do início oficial da propaganda política, Marina Silva (mulher de trajetória política com alta ressonância positiva em diversas camadas da população) organiza sua campanha com três públicos-alvo: as evangélicas das classes C e D( trabalhadoras e donas de casa, fiéis de igrejas evangélicas), a classe média “iluminista(empresários, profissionais liberais, e intelectuais verdes)e os jovens entre 16 e 24 anos(estudantes e jovens entrando no mercado de trabalho). Jovens como público-alvo. Para muitos jovens, Marina se apresenta como alternativa de renovação, diferente de “tudo o que está ai”..Pesquisas encomendadas pelo PV apontam estes três segmentos simpáticos à candidatura da ex-ministra.

Vamos começar a corrida… Outros candidatos olharão com igual interesse para o público jovem. O que os jovens podem apresentar? Em que eles podem desdizer? Quais suas motivações quando forem usar pela primeira ( ou pela segunda ou terceira)vez seu título de eleitor?E quando forem cooptados para fazer propaganda de rua em situações aviltantes? Terão algum espaço de protagonismo juvenil?

Desafios na estrada da vida cidadã dos jovens e de todos nós…

*****

Para ler mais notícias e artigos, acesse o site "Parabólica": http://parabolica2010.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀