EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish

 

Nossa História

Nossa História

A presença salesiana na Amazônia remonta em 1908, quando em viagem pelo Rio Negro, o Bispo de Manaus Dom Frederico Costa, constatando a tradição católica da região e a triste realidade de abandono espiritual deixada pelos missionários capuchinhos desde a sua partida em 1888, solicitou a Santa Sé as providências necessárias do Papa Pio X para restabelecer e reerguer a antiga missão naquele distante local. A Ordem Salesiana, na pessoa de padre Paulo Albera, segundo sucessor de Dom Bosco, foi instigada para aceitar a tarefa extremamente difícil de retomada da evangelização da região. Sua Santidade disse ao Reitor-Mor dos Salesianos que era preciso aceitar a Missão do Rio Negro, para atrair as bênçãos de Deus sobre a Congregação! E como para os salesianos é uma questão de honra estar em qualquer lugar, tempo ou circunstância e em todas as disposições do Sumo Pontífice o desafio foi aceito. Assim em 18 de junho de 1914 o Papa Pio X com o Decreto da Sagrada Congregação da Propagação da Fé, confia à Sociedade Salesiana a administração e o governo pastoral da Prefeitura Apostólica do Rio Negro, criada em 19 de outubro de 1910.

E para tal empreitada a Santa Sé envia o padre João Bálzola, missionário salesiano e desbravador do Mato Grosso, em 25 de agosto de 1914, as cartas credenciais para em nome da Sociedade Salesiana, tomar posse da árdua e difícil missão. Os primeiros salesianos missionários chegaram em 21 de maio de 1915, tendo como sede da missão São Gabriel da Cachoeira/AM, onde em comemoração ao centenário da instituição da festa, foi realizada a primeira missa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e para a qual foi consagrada a nova Prefeitura Apostólica. Estava em companhia do padre Bálzola, o padre José Solari e o Coadjutor José Canuto. Nessa primeira etapa de atividade missionária na região Amazônica foram fundadas três residências salesianas, que deveriam servir de apoio para os religiosos: duas no Alto Rio Negro (São Gabriel e Taracuá), uma no Baixo Rio Negro, em Barcelos e mais tarde em Iauaretê. A presença dos grupos indígenas dava características próprias à vida salesiana na região: era presença missionária no sentido típico da palavra, conforme a época. Como presença salesiana, porém, sempre houve a preocupação principal de atender dignamente jovens e meninos, com isso surgindo escolas técnicas, agrícolas, internatos, igrejas, itinerâncias e hospitais.

INSPETORIA – ISMA

Em dezembro de 1958, após o Capítulo Geral 18 e a canonização de São Domingos Sávio, foram criadas as Inspetorias de São Pio X, em Porto Alegre e São Domingos Sávio, também conhecida como Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA) em Manaus, com sede no Colégio Industrial Domingos Sávio. Em 1981 a Sede Inspetorial passou a funcionar em uma casa na Av. Boulevard Álvaro Maia, e o Colégio São Domingos Sávio passou a ser casa de acolhida para os missionários de passagem por Manaus, como também centro de apoio para as missões.  Mas, a partir de 1996, a Sede Inspetorial volta a se instalar no prédio do Colégio, visto que as atividades salesianas exigiam um maior espaço que proporcionasse conforto e maior acessibilidade. Atualmente, além de residência dos Salesianos e casa de hospedagem, a Sede Inspetorial funciona como centro administrativo e apoio logístico para as missões.

INSPETORES

1º INSPETOR

Padre Miguel D’Aversa

Em 6 de novembro de 1958 toma posse Padre Miguel D’Aversa sendo o primeiro Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio e permanecendo neste cargo até 1962, quando é nomeado bispo prelado de Humaitá. 

ATUAL INSPETOR

Padre Jefferson Luis da Silva Santos.

Em 11 de fevereiro de 2018, toma posse o atual Inspetor: Padre Jefferson Luis da Silva Santos

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀