EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Concluído o Curso de Formação e Orientação para Superiores Salesianos: “uma experiência inesquecível”

(ANS – Roma) – O Curso de Formação e Orientação para Inspetores recém-nomeados terminou na sexta-feira, 21 de junho de 2024. Reunidos na Sede Central Salesiana, oito Superiores de Circunscrições Salesianas, provenientes de quatro Regiões, participaram de uma experiência de acompanhamento e partilha que visou prepará-los ainda mais para a missão de conduzir e governar as respectivas Inspetorias ou Visitadorias.

O P. Philippe Bauzière, Inspetor do Brasil-Manaus (BMA); o P. Roberto Dal Molin, Inspetor da Itália Lombardo-Emiliana (ILE); o P. Alexandre Luis de Oliveira, Inspetor do Brasil-São Paulo (BSP); o P. Peter Kim-Huy Hoang, Inspetor da Austrália-Pacífico (AUL); o P. Francisco Lezema, Inspetor do Uruguai (URU); o P. Nelson Javier Moreno Ruiz, Inspetor do Chile (CIL); o P. Aurélien Mukangwa, Superior da Visitadoria África-Congo Congo (ACC); e o P. Victor Luís Sequeira Gutiérrez, Superior da Visitadoria de Angola (ANG), tiveram, de 10 a 21 de junho, a oportunidade de viver vários momentos de diálogo com o Reitor-Mor e com os membros do seu Conselho, compartilhando preciosos conselhos e experiências para as suas missões.

No intenso programa de trabalho destes dias, que contou com diversas sessões diárias, os Inspetores aprenderam e exploraram os elementos jurídicos relevantes do seu serviço, as características da tarefa de animação e governo da Inspetoria, os fundamentos da identidade e da disciplina religiosa, bem como o trabalho que ocorre em nível central nos diversos Setores da Sede Central Salesiana.

Por fim, eles também tiveram a oportunidade de visitar e conhecer em profundidade outras entidades eclesiais -ou salesianas- relevantes, localizadas em Roma: a Biblioteca Apostólica do Vaticano, com o excepcional acompanhamento do P. Mauro Mantovani SDB, Prefeito da mesma instituição; as estruturas do Secretariado da Família Salesiana, do Instituto Histórico Salesiano (ISS, em italiano) e da Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA, id.), da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS); as Catacumbas de São Calisto; e a Postulação Geral Salesiana, na Comunidade Salesiana sita à Via della Bufalotta.

A experiência formativa foi muito apreciada pelos diversos participantes, tendo alguns deles conversado diretamente com a ANS. “Estes dias me enriqueceram. Fiquei muito feliz por poder encontrar-me com o Reitor-Mor e com os membros do Conselho Geral, e ouvir suas orientações. Sem dúvida, esses diálogos mantidos com cada um deles, estarão na bagagem –preciosa- que levo para casa” – disse o P. Alexandre Luís de Oliveira, Inspetor do Brasil-São Paulo (BSP).

P. Peter Kim-Huy Hoang, Inspetor da Austrália-Pacífico (AUL), observou por sua vez: “Foram dias verdadeiramente inesquecíveis! Pude conhecer muitos aspectos relevantes e significativos do meu serviço, questões fundamentais para o papel de animação e governo na Congregação e na ação com os leigos.”

Por fim, o P. Aurélien Mukangwa, Superior da Visitadoria África-Congo Congo (ACC), declarou: “O de que mais gostei durante esse encontro de formação para os Inspetores de recente nomeação foi a grande fraternidade e a proximidade do Reitor-Mor e de seus Conselheiros. Essa introdução ao serviço, com os pontos mais salientes da animação e do governo da Inspetoria, lançou muita luz sobre como devemos planejar e acompanhar os Coirmãos. Fez-me também perceber o papel importante que o Inspetor tem no crescimento da missão salesiana, na Inspetoria e na vida dos Coirmãos”.

Concluídas as atividades oficiais programadas e antes de partir para seus destinos, os oito Superiores Salesianos permanecem mais alguns dias em Roma, inclusive para participar da ‘Festa da Gratidão 2024 ao Reitor-Mor’, que se está a celebrar nesta segunda-feira, 24 de junho.

O próximo Curso para Inspetores recém-nomeados voltará a se realizar em Roma, de 8 a 20 de dezembro de 2024; e será o último antes do Capítulo Geral 29 (CG29).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀