EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

VIVA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ !!!

UM CÍRIO EM MANAUS

Os dados do IBGE afirmam que no Amazonas e em Rondônia mora um grande contingente de paraenses. Dentre outros traços desta população migrante, há grande apego às raízes.
Raízes culturais: sua culinária (maniçoba, vatapá, tacacá, camusquim, açaí) que já está se espalhando por toda a região e pelo país; sua música, com suas danças típicas: carimbó, síriá, lambada, tecno-brega (os dois últimos, estilos musicais mais modernos)
Raízes religiosas: com destaque absoluto para o Círio de Nazaré em Outubro. Já há em várias cidades do Brasil, manifestações que sintonizam com a grande procissão de Belém. Hoje, organizado por paraenses, há Círio de Nazaré em Brasília, Porto Velho, Teresina, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus.
No Pré-Noviciado, com o apoio de formandos e formadores paraenses, algo do Círio se repete. Desde quando funcionava no bairro da Alvorada. Assim foi em 2010 e em alguns anos anteriores em toda a comunidade do CESAF de Belém, chega o apoio do Pe. Sadeck enviando folhetos oracionais, cartazes e camisetas alusivas e a mesma imagem da santa.
Na semana anterior ao Círio, os Pré-Noviços organizaram uma memória nazarena: pôsteres do Círio no ambiente, altar da Virgem de Nazaré no átrio. No 09/10/2011, o Círio do Pré-Noviciado começou com uma alvorada musical às 05h30min, acompanhada por explosão de fogos. Pela manhã do domingo, Jairo, Jealisson, Euclides, Marcelo e Pe. Bené participaram da grande procissão do Círio na Paróquia de Nazaré, bairro de Adrianópolis, segurando a corda da berlinda e caminhando entre o povo. Genésio, Joelson, Wellington ficaram em casa para apoiar o pessoal da cozinha, como o Pe. Daniel que somou com um prato típico, do qual é especialista. Antes do almoço festivo do Círio, houve celebração mariana, com espaço para uma curta procissão pelo terreno interno. A comunidade acolheu, para o almoço, seis paraenses de famílias amigas, que trouxeram parte das comidas típicas.
Assim permanecem vivas as raízes de um povo que realiza a maior procissão religiosa do mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀