EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Visitas extraordinárias em Studium Theologicum Salesianum de Ratisbonne – Jerusalém

No dia 28 de outubro, o Arcebispo Angelo Amato (Secretário da Congregação sobre a Doutrina da Fé) presidiu a missa no teologado de Ratisbonne. No dia 29 ele fez a inauguração oficial do ano acadêmico 2007-2008. Dom Amato palestrou durante uma hora para os estudantes e para os formadores, dando ênfase ao tema: “Estudando Teologia nos Contexto Multireligiosos à Luz da Declaração Dominus Iesus”. Dia 31, o Cardeal Walter Kasper (Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade do Cristãos) presidiu também a missa no teologado e teve uma pequena reunião com os estudantes.


Dia 01 de novembro, Pe. Pascual Chávez presidiu a missa e, logo após a celebração Eucarística ele deu algumas orientações sobre o seu ponto de vista nestes últimos anos como sucessor de Dom Bosco da nossa congregação. Ele salientou três pontos: 1) Existem razões suficiente para estar bastante otimista, pelo fato que a Congregação não tem mostrado completamente nenhum sinal de divisão ou de término gradual, como geralmente vem acontecendo em outras Congregações Religiosas depois dos 100-150 anos de fundação das mesmas; 2) Renovação é a chave para a prosperidade; 3) O futuro da Congregação é garantido por renovação, isto que dizer, por três caminhos de confiança, ou seja, para com Deus, para com Dom Bosco e para com os jovens. Um outro aspecto, enfatizado pelo Pe. Pascual, foi sobre a pessoa do salesiano e da renovação da comunidade. “Como obter esta renovação? Através do retorno à Dom Bosco. Deste modo, isto implica três coisas:” 1) Estudar a vida de Dom Bosco em profundidade (Por exemplo, os dois volumes escritos pelo Pe. Braido); 2) Atualizar a pedagogia de Dom Bosco; 3) Re-descobrir o centro da espiritualidade de Dom Bosco. Diante destes aspectos, o Reitor-Mor convida cada salesiano à contemplar Cristo com os olhos de nosso fundador, ou seja, conhecendo bem o Pai e Mestre dos jovens, amando-o intensamente e o seguindo na radicalidade. A vida consagrada hoje tem três desafios, como também três respectivas respostas. Em primeiro lugar, a nossa Identidade como escolha por Jesus Cristo e o primado da vida espiritual. Uma segunda resposta é o olhar missionário (visibilidade ou sonhos além…) assumindo com amor o compromisso como salesiano de Dom Bosco. Por último, Pe. Chávez destacou a credibilidade pressupondo um estilo de vida governado pelo “trabalho e pela temperança”.


Pe. Pascual Chavez concluiu a visita com o Boa-Noite no dia 02, onde deixou uma mensagem para a toda comunidade sobre o significado de formação no sentido físico, pedagógico e espiritual. Logo após, os estudantes de Teologia fizeram uma pequena homengem de agradecimento para o nosso nono sucessor de Dom Bosco.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀