No dia 28 de outubro, o Arcebispo Angelo Amato (Secretário da Congregação sobre a Doutrina da Fé) presidiu a missa no teologado de Ratisbonne. No dia 29 ele fez a inauguração oficial do ano acadêmico 2007-2008. Dom Amato palestrou durante uma hora para os estudantes e para os formadores, dando ênfase ao tema: Estudando Teologia nos Contexto Multireligiosos à Luz da Declaração Dominus Iesus. Dia 31, o Cardeal Walter Kasper (Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade do Cristãos) presidiu também a missa no teologado e teve uma pequena reunião com os estudantes.
Dia 01 de novembro, Pe. Pascual Chávez presidiu a missa e, logo após a celebração Eucarística ele deu algumas orientações sobre o seu ponto de vista nestes últimos anos como sucessor de Dom Bosco da nossa congregação. Ele salientou três pontos: 1) Existem razões suficiente para estar bastante otimista, pelo fato que a Congregação não tem mostrado completamente nenhum sinal de divisão ou de término gradual, como geralmente vem acontecendo em outras Congregações Religiosas depois dos 100-150 anos de fundação das mesmas; 2) Renovação é a chave para a prosperidade; 3) O futuro da Congregação é garantido por renovação, isto que dizer, por três caminhos de confiança, ou seja, para com Deus, para com Dom Bosco e para com os jovens. Um outro aspecto, enfatizado pelo Pe. Pascual, foi sobre a pessoa do salesiano e da renovação da comunidade. Como obter esta renovação? Através do retorno à Dom Bosco. Deste modo, isto implica três coisas: 1) Estudar a vida de Dom Bosco em profundidade (Por exemplo, os dois volumes escritos pelo Pe. Braido); 2) Atualizar a pedagogia de Dom Bosco; 3) Re-descobrir o centro da espiritualidade de Dom Bosco. Diante destes aspectos, o Reitor-Mor convida cada salesiano à contemplar Cristo com os olhos de nosso fundador, ou seja, conhecendo bem o Pai e Mestre dos jovens, amando-o intensamente e o seguindo na radicalidade. A vida consagrada hoje tem três desafios, como também três respectivas respostas. Em primeiro lugar, a nossa Identidade como escolha por Jesus Cristo e o primado da vida espiritual. Uma segunda resposta é o olhar missionário (visibilidade ou sonhos além…) assumindo com amor o compromisso como salesiano de Dom Bosco. Por último, Pe. Chávez destacou a credibilidade pressupondo um estilo de vida governado pelo trabalho e pela temperança.
Pe. Pascual Chavez concluiu a visita com o Boa-Noite no dia 02, onde deixou uma mensagem para a toda comunidade sobre o significado de formação no sentido físico, pedagógico e espiritual. Logo após, os estudantes de Teologia fizeram uma pequena homengem de agradecimento para o nosso nono sucessor de Dom Bosco.