Por ocasião do encontro de Missionários com o novo Bispo dom Edson Damian, ficou acertado a visita pastoral a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Maturacá entre os dias 18-26 de julho.
Em cumprimento a agenda montada no dia 18 às 6:30hs da manhã partimos em direção a frente sul. A chegada lá foi por volta das 10:30hs da manhã, o motorista da Missão Adão já nos aguardava. Embarcamos os mantimentos na voadeira e pegamos o Rio Ia Mirim em direção a Missão Salesiana de Maturacá. Com as paradas obrigatórias e rápidas chegamos a Missão às 16:30hs, no porto lá estavam algumas crianças yanomami (ihirupe). Nessa primeira etapa da viagem o que chamou atenção do bispo foi as condições da precariedade da BR 307.
No dia 19 domingo, dom Edson celebra missa solene com o povo yanomami. Foi apresentado a Comunidade pelo Pároco P. Alzimar Araújo. Dom Edson antes de ser nomeado bispo trabalhou por 10 anos em Roraima, teve contato direto com o povo uwapixana, macuxi, yanomami e outros, portanto não teve dificuldade no primeiro contato com o povo yanomami de Maturacá.
Entre os dias 20-21, fez visita nos xaponos: Ariabú e Maturacá. No dia 22 às 05h00 da manhã partimos em direção a Aldeia de maia, chegamos ao porto de Maia as 15:30hs, após fazer o descarregamento dos materiais,seguimos em um vara douro por uma hora e meia, às 17 horas chegamos finalmente a Aldeia de Maia, onde vive também uma Comunidade das Filha de Maria Auxiliadora, lá encontramos a Ir. Terezinha e a vocacionada Alecir nos aguardando. As 19:00hs celebramos a eucaristia.
No dia 23, após o café da manhã; Dom Edson foi fazer visita no Xapono, apesar de muitas famílias já terem viajado para Maturacá para participarem da Assembléia anual da AYRCA ( Associação Yanomami do rio Cauaboris e Afluentes), mas visita foi satisfatória. E às 06:00hs da manhã do dia 24 partimos da Aldeia de volta para Maturacá. Saímos do porto do Maia às 08:00hs em ponto, chegamos em maturacá às 19:30hs.
No dia 25 e 26 participamos da Assembléia da AYRCA que teve seu início às 10:00hs, a pauta da Assembléia foram diversificados: turismo na região; saúde; educação infantil e ensino médio; presença do Instituto Chico Mendes e eleição.
Estamos em sintonia com Dom Edson em espírito e oração para que o seu pastoreio seja frutuoso.