EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Visita do padre Inspetor ao Rio Marauiá

Marauiá/AM – De 13 a 15 o Pe. Benjamim, visitou a comunidade salesiana do Rio Marauiá que tem sua sede na aldeia Komixiwë.

Na ocasião está acontecendo o encontro dos estudantes de Magistério Indígena junto com as lideranças das aldeias Xaponos na qual os Salesianos atuam (Tabuleiro, Komixiwë, Balaio e Pohoroá) discutindo assuntos sobre a Escola Sagrada Família e sobre o curso do magistério procurando melhorar  assim, ensino de seus filhos. Foi uma alegria muito grande receber o nosso Superior trazendo muito entusiasmo para todos os missionários que estão doando suas vidas por este povo de Deus e via-se uma empolgação dos Yanomami, na qual fizeram uma grande movimentação para recebê-lo da melhor forma possível, cantando, dançando e vibrando com a presença do padre Inspetor no meio deles. 

Uma coisa engraçada que aconteceu na sua chegada no dia 13, foi sua demora devido ao rio está muito seco, todos estavam ansiosos por conhecê-lo e saudá-lo, a  comitiva previa sua chegada por volta das 16h e nada, com a demora, os professores começaram a ficar preocupados e as crianças da aldeia cansaram de esperar e foram embora, já passava das oito da noite quando uma criança ouviu o som do motor de poupa e todos correram para o porto, mais era alarme falso, e todos resmungando já estavam voltando para o Xapono quando viram uma luz forte que vinha longe e todos correram de volta e foi muito engraçado os professores riam bastante e divertiam-se com aquele corre-corre das crianças. O Padre está trazendo a luz de Cristo e uma nova esperança para este povo trabalhador que sonha com um futuro melhor.

No início do dia seguinte o Pe. Benjamim procurou fazer um resgate histórico da presença salesiana junto ao povo Yanomami lembrando os bons frutos dos salesianos que por lá tinham passado e ressaltava a figura do Pe. Antônio Góis o primeiro missionário a encontrar-se com este povo do rio Marauiá. Contava de maneira empolgante a história deste encontro pois tinha ouvido do próprio Pe. Antônio esses fatos, e todos prestavam bastante atenção, e eles também lembravam de outras histórias e assim foi-se abrindo um diálogo muito carismático, depois de uma longa conversa o padre Inspetor se despediu para que eles pudessem dar continuidade aos trabalhos do encontro.

Depois, Pe. Benjamim encontrou-se com a comunidade salesiana, de maneira muito fraterna conversando sobre vários assuntos e sempre nos motivando a dar continuidade ao nosso trabalho missionário o qual via com bons olhos e da total apoio. E assim seguiu-se o dia, com um almoço bem típico da região com muito beijú e farinha, a tarde conversou com os irmãos individualmente e a noite tivemos a missa junto com os professores.
No dia 15 ele visitou o Xapono e vivenciou um pouco do cotidiano do povo Yanomami, a tarde continuou a conversa com os participantes do encontro e tirava as dúvidas sobre vários assuntos e apresentava o panorama da Inspetoria em apoio ao povo Yanomami. 

No fim do dia todos agradeceram a presença do padre Inspetor no meio deles e o levaram para o Xapono e fizeram uma apresentação de duas danças envolvendo todos desde as crianças ate os mais velhos, uma coisa muito bonita e vibrante de se ver e ouvir. 

A noite foi celebrada a santa missa com todos, alguns alunos do magistério pediram para fazer as leituras e outros para fazer os cantos uma coisa magnífica proporcionada por Deus.

No dia 16 bem cedo, Pe. Benjamim se despediu de todos e partiu deixando muitas saudades e a esperança de que venha mais vezes visitar o nosso rio Marauiá. Ele nos deixou as bênçãos de Deus e partiu para uma nova missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀