EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Visita ao triângulo Tucano: III parada Iauareté

Tendo retornado de Pari na quinta, pousamos em Taraquá e na manhã seguinte subimos à Iauareté. Um pouco antes do meio dia estávamos na missão. Belíssima a comunidade. A igreja assemelha-se a uma catedral, inclusive pelo padroeiro. Os dois Arcanjos protegem nossa diocese. De São Gabriel à São Miguel, aqui na fronteira, Deus cuidou de nós.

Fomos acolhidos pelos irmãos que estavam em pleno trabalho preparativo as muitas atividades daquele final de semana: Encontro vocacional, vigília com os jovens, crisma, abertura das atividades do centro juvenil e oratório festivo. Logo nos colamos a disposição para colaborar. Conhecemos a turma de aspirantes e travamos amizade com uma turma de jovens que se fazem próximos com facilidade.

No sábado pela manhã, tivemos o primeiro encontro oficial com os jovens. Eram mais de 300, reunidos no auditório do colégio São Miguel. Trabalhamos com eles a manhã inteira dialogando por grupos e em plenárias sobre as problemáticas mais urgentes envolvendo a juventude. Estas reflexões alem de colaborarem na conferência municipal da juventude servirão de base para o plano pastoral da PJ diocesana nos próximos anos.

Durante a tarde me encontrei, a pedido do padre Francisco, com um grupo de 9 vocacionados para falar das características marcantes do carisma salesiano. Concluímos o encontro com uma animada partida de futebol seguida de banho na pedra as margens do encontro entre o rio aupés e o papuri.

A noite outro momento especial foi a vigília realizada com os jovens. Eram mais de 70. Com tendas organizadas pelos salesianos e salesianas, os jovens puderam conhecer um pouco mais do carisma e santidade salesiana. Encantou-me contemplar a antiga cruz exposta na capela a ela dedicada ao lado da igreja matriz. A história desta cruz é longa e merece ser conhecida em outra ocasião. A noite foi concluída com benção eucarística presidida por D. Edson às 23 horas.

Após a vigília ainda tivemos a satisfação de conversar amistosamente com alguns jovens paraenses que participaram da benção ao SS. Sacramento e continuavam na pracinha em frente à igreja, onde se encontra um monumento comemorativo do centenário da morte de Dom. Foi uma noite para agradecer!

Na manhã de Domingo, a comunidade estava em peso na igreja matriz, primeiro na missa das 7 horas, depois na segunda missa às 8h30, durante a qual foram crismados mais de 70 jovens. Após a crisma, as irmãs salesianas ofereceram um farto almoço ao bispo, salesianos e alguns convidados.

As 13h nos despedimos de Iauareté, no caminho fomos premiados com uma chuva torrencial e banzeiros intensos, que nos obrigaram por diversas vezes a diminuir a velocidade do motor e apreciar com mais atenção aquelas bonitas paisagens, que esperamos em Deus, nossos olhos voltem sem grande espera a fitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀