EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Vinde e Vede: Convivência Vocacional na Área do Pará

Ananindeua/PA – Na última sexta, teve início na comunidade salesiana de Ananindeua, a convivência dos jovens vocacionados da Área do Pará. Durante o fim de semana, os jovens Mateus, Leonardo, Victor, Luciano José, Audrick, Alan, Luciano, Igor e Weverton de Ananindeua; Rafael e Maicon de concórdia do Pará; Jhonatan e Otávio de Maracanã; e Diego de Salinas viveram intensamente o ambiente comunitário salesiano.

Na sexta a noite, após a oração inicial, o professor Ronaldo animou a galera para deixa-los mais soltos para as tarefas. Com os exercícios fez com que cada um pudesse se soltar e se conhecer melhor. Concluída a atividade a rapaziada fez a oração final ouviu o “Boa-noite” dado pelo Pe. Filipe Báuzière. 

No sábado pela manhã, o Pe. Alberto Bresciani – diretor do colégio do Carmo/Cidade Velha – palestrou sobre o sacramento da confissão. Ao meio-dia, o almoço preparado com bastante carinho pela cozinheira, D. Cristina, foi a bola da vez. Nesse momento os meninos vivenciaram a primeira promessa de Dom Bosco: pão…

Pela parte da tarde sob a coordenação do Assistente Anchieta, a galera se uniu aos aspirantes para trabalharem no campo, capinando roçando, conduzindo entulhos com o “trator”, limpando ao redor da horta. Dessa vez, eles experimentaram a segunda promessa de Dom Bosco: trabalho… Depois do trabalho a descontração: nada como um jogo de bola na arena para relaxar. Como não podia deixar de ser, também houve um momento de intensa espiritualidade, onde os vocacionados participaram de uma momento de adoração ao SSmo. Sacramento, pedindo que a luz do Senhor os pudesse iluminar a fim de que cada um possa ser generoso na resposta ao chamado do Pai. Terminado o momento cada um foi convidado a realizar sua santa confissão, reconhecer-se pecador diante da grandeza de Deus, mas confiantes no amor demonstrado pelo Pai por meio do filho e pela ação do Espírito Santo. À noite o filme “Dom Bosco”, mostrou um pouco da figura do Santo fundador dos Salesianos e pai e mestre da juventude. Com as três Ave-Marias e o tradicional “boa noite” dado pelo assistente Anchieta finalizaram mais um dia de convivência e todos se retiraram para o repouso noturno.

No Domingo, “Dia do Senhor”, mais uma vez a galera estava reunida após a Lectio Divinae, agora para ouvir o testemunho dos aspirantes Rodrigo e Miguel que lhes contaram de suas peripécias e de como o Senhor os conduziu até o aspirantado. Em seguida o Pe. Manoel de Jesus conversou um pouco sobre a Eucaristia, ressaltando a importância do sacramento para um bom discernimento vocacional. Com a Santa Missa celebrada juntamente com os associados do AO e MEJ, seguida do almoço bem animado com alegria salesiana, os jovens foram despedidos (com gosto de “quero mais”), mas com um ar renovado de confiança no Senhor que encaminha os corações para sua divina vontade.

Cada jovem é chamado a se reconhecer vocacionado do Pai, em primeiro vocacionado à vida, dom de Deus que permite a todos correr atrás da segunda vocação: a santidade, a qual se alcança por meio do batismo e da vivência prática do mesmo. Sendo cristãos autênticos, o chamado agora é específico: cada um, trabalhadores da vinha do Senhor, agindo à luz do Espírito Santo se propõe a descobrir em que lugar dessa vinha O Senhor quer colocá-lo. A vida salesiana é uma das opções e aos que escolherem essa opção e a viverem com entusiasmo, alegria e disponibilidade, Dom Bosco faz uma terceira promessa: o paraíso…

Sem contar que no encontro vivenciou-se momentos fortes Marianos em preparação a festa de nossa querida Mãe Nossa Senhora Auxiliadora a “Virgem De Dom Bosco” que num dos escritos diz: “A festa de Nossa Senhora Auxiliadora deve ser prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos no Paraíso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀