EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

VII Encontro Continental de Teologia Índia

Pujilí/Equador:  Com o som da trombeta, antigo instrumento pré-ispanico, parecido ao Shofar hebreu, deu-se inicio o VII Encontro Continental de Teologia Índia, na cidade de Pujilí, Província de Cotopaxi, no país pluricultural do Equador.

Mais de quinze delegações dos países se encontraram no Ginásio Esportivo Belisario Quevedo, para participar da cerimônia de abertura do Encontro, que contou com a presença dos teólogos indígenas Eleazar Hernandez e Ernestina Lopez Bac, coordenadores da Articulação Ecumênica Latino Americano de Pastoral Indígena (AELAPI) e de representantes da Diocese de Latacunga e do município de Pujilí, anfitriões do Encontro.

O Tema que reúne mais de cem delegados dos povos indígenas que residem nas regiões: Centro America, Cone Sul, Andina, Caribe, Amazônia e uma forte delegação da Confederação Latino americana das Igrejas (CLAI), é o SUMAK KAWSAY, que da língua Quéchua, significa o BEM VIVER ou VIDA PLENA, fundamentada dentro do horizonte cultural dos povos originários participantes deste Encontro.

Entre danças tradicionais e apresentação dos cânticos, símbolo do coração e da sabedoria indígena, os delegados iniciaram um caminho que está levando a vários dias de reflexão e oração.

Com o primeiro momento do encontro, denominado como SHUK SHUNKULLA ( que na língua Quechua significa um mesmo sentir), partilharam sobre as realidades dos povos indígenas do continente. Elencando as ameaças contra a Mãe Terra e escutando os sofrimentos e as alegrias dos povos, suas esperanças e suas lutas.

No segundo momento, SHUK YUYAYLLA (um mesmo pensar), aprofundaram, a partir da sabedoria dos povos indígenas nos mitos, ritos e relatos embasados das propostas de harmonia e comunhão com Deus, com a Mãe Terra e com toda a humanidade que os povos tem, confrontando-as com a proposta cristã da vida plena.

Finalmente, o terceiro momento, SHUK MAKILLA ( o mesmo agir), que será o ultimo momento do encontro formularão os compromissos que favoreçam projetos concretos que construam um futuro diferente e faça crescer a esperança nos povos originários do mundo inteiro.

As pessoas que se interessam pelo encontro poderão encontrar mais informações atualizadas e transmissões ao vivo conectando-se a: Facebook: Encuentro Continental de Teologia Índia e pelo site da radio: www.radiolatacunga.com

Pe. Reginaldo Cordeiro
Delegado da Animação Missionária da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀