EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

VII ASSEMBLEIA DAS IUS ELABOROU AS NOVAS POLÍTICAS PARA O PERÍODO DE 2016 A 2021

Por Prof. Meire Botelho / Diretora Executiva FSDB –

A “VII Assembleia Geral das Instituições Universitárias Salesianas” (IUS) aconteceu em Roma, de 04 a 09 de julho, e contou com a participação dos mantenedores e dirigentes de Universidades, Centros Universitários, Institutos Superiores de Educação Tecnológica e Faculdades Salesianas de vinte e uma  nações dos cinco Continentes, onde os Salesianos estão presentes promovendo a Educação Superior aos jovens universitários. Da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus, estiveram presentes o Diretor Presidente da Mantenedora, Padre Francisco Alves de Lima e a Diretora Executiva, Prof. Meire Botelho.

Após a oração inicial, os trabalhos foram abertos com os cumprimentos do Padre Fábio Attard, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil e seguiram com as participações de Dom Vicente Zani, Secretário da Congregação para a Educação Católica, e de Dom Guy-Réal Thivierge, Secretário Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC).

Após a apresentação de uma pesquisa sobre o Mundo dos jovens universitários, onde a cultura nas Universidades Católicas foi destacada, o Sr. Mario Olmos, Coordenador Geral das IUS, apresentou o Relatório sobre o desenvolvimento da Presença Salesiana na Educação Superior, citando os desafios e os avanços de se abrir e manter universidades salesianas, destacando o processo de colaboração com outros grupos da Família Salesiana e com as Igrejas locais, uma vez que, na proposta salesiana, se trabalha ciência e fé, articuladas com a Vida. No mundo Universitário, a Igreja se faz presente, entra em contato com a pessoa concreta, com pessoas em processo de formação, daí a importância da Pastoral, como uma resposta Salesiana aos projetos não somente dos jovens universitários, mas também dos educadores e dos colaboradores, pois todos formam e são formados.

O Reitor-mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, esteve presente na assembleia, ministrou uma palestra sobre as IUS na Congregação Salesiana. Destacou e agradeceu a presença dos Inspetores e de todos os presentes pelos serviços prestados à Congregação, citando, dentre outros, que o mundo acadêmico exige uma presença com identidade carismática salesiana. Destacou que é intenção do Conselho Geral, por meio das Inspetorias, reforçar a presença qualitativa e quantitativa dos Salesianos nas Instituições Universitárias Salesianas.

Padre Fabio Attard evidenciou a necessidade das IUS viverem e transmitirem o carisma salesiano, com duas orientações específicas: que promovam uma Pastoral Universitária dinâmica, viva, capaz de desenvolver o patrimônio humano, eclesial e carismático da congregação, que seja capaz de refletir de maneira inteligente e não somente pastoralmente e que mantenha a opção preferencial pelos mais carentes. Interpelou que se desenvolvam ações que possam contribuir com o modelo pastoral salesiano nas IUS, com atividades que partam do carisma de Dom Bosco e estejam a serviço da Igreja, voltadas à educação e à evangelização, realizadas a partir da escuta dos jovens.

Atualmente, os Salesianos estão formando 150 milhões de estudantes Universitários. Para atender a este grande contingente, formando para a vida e o Mercado de Trabalho segundo a proposta educativa de Dom Bosco, faz-se necessário que as Políticas das IUS, considerando as especificidades nacionais, regionais e locais, assegurem em todo o mundo, a Identidade e a Missão Salesiana, daí a importância destas Assembleias com a presença de Mantenedores e Dirigentes.

Para isso, o ponto central desta VII Assembleia foi a análise e a revisão das Políticas e dos Programas Comuns das Instituições Universitárias, e a elaboração das novas Políticas para a Presença Salesiana na Educação Superior no período de 2016 a 2021. Os intensos grupos de trabalho tiveram como ponto central a elaboração do Programa Comum Cinco que foi finalizado com três linhas estratégicas: A Pastoral Universitária, a Comunicação em Rede IUS e a Formação de Salesianos e Leigos das IUS.  Desses eixos, derivam-se várias ações que deverão ser implantadas nas IUS. Ações essas que, a pedido do Coordenador Geral, só poderão ser divulgadas e implementadas a partir a aprovação pelo Reitor-Mor e seu Conselho, razão pela qual o Programa Comum Cinco, terá o seu documento final aprovado somente nas próximas reuniões continentais das IUS, com datas já definidas nesta Assembleia Mundial.

A Assembleia, por meio de votação, escolheu o novo Conselho Diretivo das IUS.  Como novo Coordenador Geral, foi eleito o Padre Marcelo Alfonso Farfan, ex-inspetor do Equador. O grupo das IUS do Brasil ajudou a eleger Mario Olmos Coordenador Continental; Padre Ricardo Carlos (Reitor da UCDB); Padre José Marinoni (Coordenador da Rede Brasil) e o Professor Leigo Jorge Baeza (Reitor da Universidade Católica Silva Henriquez) como Coordenadores das Instituições Universitárias Salesianas para a nossa América.

Vale destacar ainda os momentos de liturgia, onde uma das primeiras celebrações foi Presidida pelo Inspetor de Manaus da ISMA e concelebrada por todos os Padres Salesianos dos países de Língua Portuguesa. Destaque ainda para a presença e contribuição das instituições Universitárias Salesianas do Brasil e da América, com intervenções pertinentes e, de maneira geral, aprovadas.

Que Dom Bosco nos ajude a promovermos na Faculdade a Missão e a Identidade Institucional, efetivando o cumprimento da finalidade educativa pastoral por meio da garantia da proposta evangélica, educativa e cultural, voltada para a formação do bom cristão e do honesto cidadão no Ensino Superior, expressas nestas Políticas elaboradas nesta Assembleia que contou com a presença do Inspetor e a nossa, conforme convite enviado pelos Salesianos organizadores do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀