EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

Iauareté/AM – Na noite do dia 31 de maio  a 01 de junho cerca de 280 a 300 jovens e adolescentes passaram em Vigília e oração em preparação a celebração de Pentecostes. Os participantes eram membros da PJI (Pastoral da Juventude Indígena) e catequizando de Crisma I e II. A Vigília, animada pelo padre Nilson juntamente com os aspirantes, teve início às 21h e terminou as 07h10 com o café da manhã para todos os participantes. A vigília de Pentecostes foi dividida em três momentos: o primeiro dentro da Igreja; o segundo na quadra e o terceiro com o despertar das comunidades.

Primeiro momento: cada grupo de jovem e turma de adolescente se reuniu na capela de sua comunidade e juntos vieram caminhando para a igreja matriz. Enquanto os jovens estavam chegando à Igreja, o grupo de animação entoou um cântico pascal. As luzes da Igreja ficaram apagadas até o momento em que o Círio foi acesso. Quando todos estavam na Igreja, o presidente da celebração (Pe. Nilson) acendeu o Círio Pascal enquanto a Assembléia invocava o Espírito Santo cantado: "Vem Espírito Santo, Vem! Vem Iluminar…" Todos permaneceram na Igreja até a meia noite cantando, rezando, ouvindo e meditando a Palavra de Deus.

Segundo momento: dando as mãos e formando uma corrente única todos saem da Igreja e vão para a quadra esportiva. Este momento é marcado pela a presença mariana cuja temática era: "Com Maria recebemos o Espírito Santo." Neste instante os catequizando da comunidade Dom Pedro Massa conduz de forma criativa a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora até o centro da quadra. Com as luzes acessas em torno de Maria começam as encenações bíblicas e as preces marianas. Além das encenações e preces houve várias dinâmicas surpresas e momentos de descontrações. Às 05h30 da os próprios participantes arrumaram o ambiente para a missa.

Terceiro momento: despertando as comunidades. Com as velas acesas e em oração, os jovens e adolescentes saíram em procissão passando em todas as comunidades acordando as pessoas e lembrando que era Pentecostes e convidando o povo para participar Santa Missa às 07h30. Ao termino da caminhada foi servido um café para todos os participantes e logo em seguida deu-se inicio a Missa de Pentecostes marcada por uma participação ativa de todas as comunidades de Iauaretê. Os Jovens e adolescentes saíram desta Vigília com a convicção de que é o Espírito de Cristo Ressuscitado que conduz a Igreja rumo a Pátria definitiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀