EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Vamos comemorar

Neste domingo, 24 de julho de 2011, merece destaque especial porque lembra os 90 anos do Colégio Dom Bosco. Vamos imaginar como era Manaus nos primeiros anos do século vinte. Não passava de uma cidade pequena, perdida na floresta amazônica, à qual só se podia chegar pelo rio.

Havia de um lado a sociedade dos seringalistas, comerciantes e funcionários públicos, e de outro lado o grosso da população constituída de gente trabalhadora e simples que sobrevivia da pesca, do extrativismo ou de empregos menores. Ao lado do fausto do teatro havia miséria.

A parte do Hospital da Sociedade Beneficente Portuguesa para os mais abastados funcionava a Santa Casa de Misericórdia para os menos sortudos. Entretanto a classe média crescia com exigências novas, sobretudo, para a educação de filhos e filhas. Manaus já dispunha do Colégio Pedro II e de outras boas escolas.

A Diocese de Manaus ainda engatinhava após a morte prematura de seu primeiro bispo d. Lourenço da Costa Aguiar e depois do breve, mas dinâmico trabalho de d. Frederico Costa.

Desde 1915 era bispo desta região d. José Irineu Joffily que, desde os primeiros dias de episcopado, percebeu a necessidade de educar os jovens a partir dos valores evangélicos e sonhou com a instalação de um colégio dirigido por religiosos. Entrou em contacto com os salesianos de D. Bosco e convenceu-os da urgência dessa obra educativa.

Foi assim que no dia 24 de julho de 1921, sob a direção do padre Pedro Ghislandi, se iniciou o Colégio Dom Bosco com o curso primário e um oratório para os jovens das redondezas.
 
D. Irineu Joffily acreditava tanto na importância da educação que cedeu aos salesianos sua própria casa. Em 1925, para receber jovens do interior, foi aberto um internato, que, após 34 anos, foi fechado por falta de pessoal.

Em 1927, começou a construção do imponente prédio ainda existente. Posteriormente, o colégio foi-se ampliando conforme o aumento do número dos alunos. Em 2001, o Ministério de Educação e Cultura concedeu permissão para o funcionamento da Faculdade Salesiana que tem vários cursos de graduação e pós-graduação.

Ao rever essa história, concluímos que se realizou e se realiza o sonho de dois homens de visão, isto é, dom Bosco e dom Joffily.

Pelos frutos se conhece uma árvore, segundo disse Jesus. Nossa sociedade deve ao trabalho evangelizador e educativo dos salesianos a operosa presença de homens e mulheres que ajudaram e ajudam a construir a pujança de nosso Estado e de nossa cidade.

O método preventivo de Dom Bosco aposta na capacidade humana de viver valores da fé, honestidade, do trabalho, do amor e da paz. Dom Bosco sentiu o drama dos jovens de seu tempo e foi ao encontro deles com propostas que os seduziram.

Há 90 anos o Colégio Dom Bosco faz o mesmo com a juventude do Amazonas. Os atuais desafios exigem ousadia, criatividade e disposição. Parabéns! Que sejam numerosas as bênçãos de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀