EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Uma Viagem Cheia de Aventuras

As Colônias de Férias em nossa Inspetoria têm sido uma experiência muito rica de contato com crianças, adolescentes e jovens de muitas comunidades. As Colônias de Férias estão se constituindo num significativo momento missionário que, no início de cada ano, move a Inspetoria, com suas forças jovens (formandos, animadores jovens, família salesiana) ao encontro dos mais pobres. A qualidade deste serviço educativo-pastoral tem sido garantido particularmente pelos subsídios e propostos pelo serviço inspetorial de pastoral. Pela riqueza de sua proposta, o subsídio continua valioso para outras iniciativas educativas e outros períodos do ano, especialmente a catequese, a animação de grupos, o ensino religioso.


Pensamos na Colônia de Férias como uma proposta educativo-pastoral animada pelo carisma salesiano. Por isso temos nos esforçado para elaborar, a muitas mãos, um subsídio que ajude os animadores a conduzirem-se bem na preparação e sua realização. Aqui, registramos e agradecemos o trabalho da comissão que produziu este subsídio, formada pela equipe de pastoral e jovens salesianos, que procurou também integrar as propostas e sugestões de muitos animadores.


Temos procurado focalizar a iniciativa dentro de um tema comum, como alavanca para a reflexão e para o desenvolvimento das atividades. Em 2005, todas as atenções foram para a participação na Igreja. Em 2006, os olhares estiveram voltados para a família. Neste ano, cuidar da vida é o tema central. Na escolha do tema deste ano, procuramos colocar esta nossa iniciativa educativa dentro do programa de reflexão e empenho da Igreja e da Congregação em 2007: a “cultura da vida humana” (Estréia do Reitor Mor) é “vida e missão na Amazônia” (Campanha da Fraternidade)



O tema “cuidar da vida” vai ser apresentado às crianças e jovens como uma viagem, uma viagem cheia de aventuras. A viagem é pela Amazônia, lugar de compromisso com a vida e a missão da Igreja. Em cada parada, colhem-se elementos para uma reflexão adaptada ao público infanto-juvenil: preservação da natureza (Amazônia: floresta e rio), periferia urbana (Manaus), cultura popular (Parintins), comunidades indígenas (Maturacá), organização do povo (Xapuri), conflitos no sofrido mundo do trabalho (Carajás), compromisso cristão com os pobres (Anapu), religiosidade popular (Belém). Avançando em cada reflexão, queremos também falar claramente de nossa fé em Cristo: a criação, a vocação cristã, o reino de Deus, a comunidade cristã, o mandamento do amor fraterno, a páscoa, Jesus Cristo, Maria.



O subsídio, um verdadeiro manual, contém roteiros para a formação dos animadores; sugestões de momentos de oração com animadores e com os destinatários; o teatrinho para apresentação de cada sub-tema; proposta de conversa em grupos menores com o apoio dos animadores; um repertório de brincadeiras, dinâmicas, cantos celebrações; roteiros para encontros de animação vocacional. O manual das Colônias de Férias é um livro de formação na ação.



Pe. João Carlos Ribeiro
Inspetor
Inspetoria do Nordeste



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀