EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

UMA NOVA ESTÁTUA DE DOM BOSCO “COM OS JOVENS PARA OS JOVENS”

(ANS – Roma) – Uma estátua que representa Dom Bosco de modo muito atual e moderno em relação à iconografia tradicional. É a que será levada pelo Reitor-Mor às diversas sedes em que, com seus Conselheiros, fará as Visitas de Conjunto. Quem nos fala da estátua, da sua relação com Dom Bosco e de arte e educação é o autor da obra, o artista Mauro Baldassarri.

“Don Bosco não está vestido como sacerdote, mas com a cruz do Bom Pastor ao pescoço e com as mangas da camisa arregaçadas, como sinal de praticidade e trabalho. Ele traz e carrega os tijolos para a realização de um projeto, que, contudo, é pensado e realizado pelos jovens formados por ele”, explica o escultor, 74 anos, que aprendeu a técnica do entalhe nas oficinas do Trentino e, depois, se formou em Milão, nos estúdios dos artistas F. Mina e M. Buttafava no Liceu Artístico “Beato Angélico”.

A obra é uma escultura circular, alta 52 cm. Os protagonistas, na obra, como na edificação da própria vida, são os jovens aos quais Dom Bosco e os seus Salesianos oferecem instrumentos para o futuro deles: livros, ferramentas de trabalho, uma bola…

O escultor e professor de Arte – nos anos 60 também fundou um Liceu Artístico no Burundi, ainda ativo – colabora há dez anos com os Salesianos de Turim, para os quais realizou obras na Itália e no mundo. Dom Bosco, portanto, é alguém real e concreto: “é uma pessoa válida, capaz, na qual se pode crer. O seu sistema funciona bem com os jovens, ainda hoje, atualizado, mas na substância ainda o mesmo”.

Também Mamãe Margarida fascinou muito o escultor: “tem uma dimensão incrível de mãe; para mim é até maior do que Dom Bosco: ela surpreendeu-me!”.

Há ainda outro aspecto que liga o Sr. Baldassarri aos Salesianos: a importância atribuída à educação. “O valor da arte não está nas suas formas, mas na capacidade de causar admiração: como diante de um filho, que admiras pela beleza, mas não podes encerrá-lo no teu esquema. A arte educa, assim, à acolhida do diverso, à capacidade da escuta… oferece uma grande riqueza”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀