EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Uma caminhada pela paz e comunhão

Manicoré/AM – A cidade de Manicoré, localizada ao Sul do Estado do Amazonas, há mais de seis meses vive sob clima de tensão. Essa situação começou deste o ápice do período eleitoral (2008) com a disputa de quatro candidatos a assumirem a Prefeitura Municipal do Município. A temperatura social se elevou quando em janeiro do corrente o prefeito eleito foi cassado por causa da irregularidade do seu vice que, por ser ex-prefeito, tinha restrições por parte do Tribunal de Contas do Estado que o deixou numa situação de inelegibilidade. Com isso o ânimo dos “seus eleitores” perdeu a serenidade.

Por decisão judicial no dia 24 de março uma liminar concedeu ao segundo colocado nas eleições 2008 o direito de assumir o comando do Município. Lamentavelmente foi um dia de violenta manifestação contrária por parte de centenas de pessoas. Sob forte aparato de segurança policial o segundo colocado nas eleições tomou posse. Enquanto dentro da Câmara Municipal o novo prefeito tomava posse, fora os dois grupos de confrontavam.

Preocupado com a situação de violência, insegurança, tensão nas relações interpessoais, conflito nas comunidades etc. o pároco Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), usando os meios de comunicação disponíveis na cidade (rádio, TV e internet – http://www.manicoreonline.com.br/) fez um forte apelo às lideranças da cidade e geral para uma necessária reunião para se refletir sobre a concórdia.

O encontro aconteceu no dia 21 de abril pela parte da tarde. Surpreendentemente compareceram 56 líderes representantes de várias categorias: de partidos políticos, comunidades, movimentos, pastorais, igrejas, instituições, associações, grupos, escolas, polícia, conselhos, imprensa etc.

Após colocar às claras, com sinceridade, cautela e muita firmeza o objetivo da reunião – que era aquele de despertar nos presentes o interesse pela Paz e Harmonia Social – o padre Bira afirmou: “É urgente promovermos JUNTOS a busca da harmonia social… É urgente promovermos JUNTOS a Cidadania racional estimulando a passagem do apego ao "MEU" para a consciência da defesa do “NOSSO BEM COMUM”… É urgente promovermos JUNTOS a conscientização da extrema necessidade da hierarquia de valores… É urgente promovermos JUNTOS um espaço para o exercício do Direito à Liberdade de "ir e vir" sem medo…”. Os participantes concordaram com o rumo apontado pelo líder religioso, apesar das tentativas de desvios do grande tema.

Nessa reunião foi formada uma comissão para organizar a promoção de uma Caminhada pela Paz para o dia 05 de maio com os seguintes objetivos:
– Promover um dinâmico momento de reflexão e conscientização sobre a necessidade de PAZ;
- Estimular o compromisso para com o “desarmamento” tomando uma atitude racional, rica de bom senso que gera tranqüilidade;
– Incentivar a população à busca da comunhão e reflexão sobre a importância do compromisso de uns para com os outros, independente de sua opção política.

O evento aconteceu conforme a programação: centenas de pessoas de todas as idades e condição social, ideologia política e confissão religiosa se reuniram na praça da Bandeira, em frente a Prefeitura, às 17:00 horas e iniciaram cantando e refletindo, repetindo refrões e palavras, empunhando frases e faixas uma animada caminhada pela Paz. Ao longo do percurso foram realizadas três paradas e em cada uma delas foi feita uma reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀