EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Uma caminhada pela paz e comunhão

Manicoré/AM – A cidade de Manicoré, localizada ao Sul do Estado do Amazonas, há mais de seis meses vive sob clima de tensão. Essa situação começou deste o ápice do período eleitoral (2008) com a disputa de quatro candidatos a assumirem a Prefeitura Municipal do Município. A temperatura social se elevou quando em janeiro do corrente o prefeito eleito foi cassado por causa da irregularidade do seu vice que, por ser ex-prefeito, tinha restrições por parte do Tribunal de Contas do Estado que o deixou numa situação de inelegibilidade. Com isso o ânimo dos “seus eleitores” perdeu a serenidade.

Por decisão judicial no dia 24 de março uma liminar concedeu ao segundo colocado nas eleições 2008 o direito de assumir o comando do Município. Lamentavelmente foi um dia de violenta manifestação contrária por parte de centenas de pessoas. Sob forte aparato de segurança policial o segundo colocado nas eleições tomou posse. Enquanto dentro da Câmara Municipal o novo prefeito tomava posse, fora os dois grupos de confrontavam.

Preocupado com a situação de violência, insegurança, tensão nas relações interpessoais, conflito nas comunidades etc. o pároco Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), usando os meios de comunicação disponíveis na cidade (rádio, TV e internet – http://www.manicoreonline.com.br/) fez um forte apelo às lideranças da cidade e geral para uma necessária reunião para se refletir sobre a concórdia.

O encontro aconteceu no dia 21 de abril pela parte da tarde. Surpreendentemente compareceram 56 líderes representantes de várias categorias: de partidos políticos, comunidades, movimentos, pastorais, igrejas, instituições, associações, grupos, escolas, polícia, conselhos, imprensa etc.

Após colocar às claras, com sinceridade, cautela e muita firmeza o objetivo da reunião – que era aquele de despertar nos presentes o interesse pela Paz e Harmonia Social – o padre Bira afirmou: “É urgente promovermos JUNTOS a busca da harmonia social… É urgente promovermos JUNTOS a Cidadania racional estimulando a passagem do apego ao "MEU" para a consciência da defesa do “NOSSO BEM COMUM”… É urgente promovermos JUNTOS a conscientização da extrema necessidade da hierarquia de valores… É urgente promovermos JUNTOS um espaço para o exercício do Direito à Liberdade de "ir e vir" sem medo…”. Os participantes concordaram com o rumo apontado pelo líder religioso, apesar das tentativas de desvios do grande tema.

Nessa reunião foi formada uma comissão para organizar a promoção de uma Caminhada pela Paz para o dia 05 de maio com os seguintes objetivos:
– Promover um dinâmico momento de reflexão e conscientização sobre a necessidade de PAZ;
- Estimular o compromisso para com o “desarmamento” tomando uma atitude racional, rica de bom senso que gera tranqüilidade;
– Incentivar a população à busca da comunhão e reflexão sobre a importância do compromisso de uns para com os outros, independente de sua opção política.

O evento aconteceu conforme a programação: centenas de pessoas de todas as idades e condição social, ideologia política e confissão religiosa se reuniram na praça da Bandeira, em frente a Prefeitura, às 17:00 horas e iniciaram cantando e refletindo, repetindo refrões e palavras, empunhando frases e faixas uma animada caminhada pela Paz. Ao longo do percurso foram realizadas três paradas e em cada uma delas foi feita uma reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀