EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Um tempo propício à formação

Manicoré/AM – Os colaboradores do Centro Juvenil Salesiano aproveitaram o período de recesso dos alunos (29/06 a 09/07/2009) para mais uma etapa de formação, avaliação, programação de atividades e organização dos próprios setores. Pela parte da manhã o tempo foi dedicado à formação, à tarde com atividades organizativas.

Durante as duas semanas sem alunos em casa, os educadores se dedicaram ao estudo de diversos temas: o Capítulo Geral 24 (Salesianos e Leigos em comunhão na Missão (orientados pelo Pe. Bira e Ir. Antônio Stefani); Sônia Pinho, educadora voluntária portuguesa, apresentou-lhes o tema “a importância de planejar”; a assistente social Vera Josefa orientou o processo de elaboração do PEPS (Projeto Educativo Pastoral Salesiano) que também foi acompanhado por Ir. Antônio e Sônia.

Os três últimos dias de formação foram dedicados ao conhecimento do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente, com ênfase em suas atribuições, reflexão sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas implicâncias para o Sistema Preventivo (Ir. Antônio e Josefa). O encerramento das atividades formativas foi coroado com um passeio no sítio do Centro Juvenil Salesiano. No primeiro dia de atividades educativas com os alunos os colaboradores renovaram seu compromisso de colaboradores salesianos.

Para a educadora Alcimara (secretária) foi um tempo bem aproveitado. Disse: “a formação foi bastante rica para os colaboradores. O que mais me chamou atenção foram duas coisas: primeiro foi como elaborar um Projeto Educativo porque gosto de conhecer coisas que, com certeza, vão me ajudar no futuro; percebi que o PEPS já estamos vivendo através daquilo realizamos no Centro Juvenil. O segundo foi sobre o ECA: gostei da oportunidade de conhecer essa lei e o trabalho concreto dos Conselhos Tutelar e de Direito”.

A educadora Paula Vicuña, que trabalha na Biblioteca, disse que “as duas semanas de formação foram muito válidas devido a obtenção de maiores conhecimentos na área da educação. O estudo do ECA, que me ajudou a refletir sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes, me sensibilizou para o fato de que a maioria deles não é respeitada. A formação foi de grande importância para nós colaboradores, pois, dessa forma cada vez mais é fortalecido o laço de fraternidade e espírito de família do CJS. É de extrema importância a união do grupo em prol de um único objetivo: o de formar jovens mais comprometidos com seu futuro que sejam “bons cristãos e honestos cidadãos”. É importante que em cada obra salesiana haja esse momento de formação dos leigos colaboradores, pois nossa missão exige que sejamos educadores comprometidos com a educação; e sem formação não há educadores bem formados. Com a formação os colaboradores se tornam mais comprometidos com a missão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀