Por COMSOC/ISMA –
Há alguns anos o desejo de ajudar o próximo através do voluntariado vem sendo fortalecido, pelo mundo, através de projetos governamentais ou não, assim como das Arquidioceses que tem em suas plataformas jovens e adultos sempre prontos a esta troca de experiências; e como os Salesianos, que conhecem melhor ainda, pois um dos legados deixados por Dom Bosco foi exatamente a ajuda aos menos favorecidos, em especial aos Jovens. E foi neste espírito que as amigas maltesas Maria Stella Portelli (25) e Gabriella Vella (24) chegaram, há dois meses, na comunidade de Santa Isabel do Rio Negro.
Com o único objetivo de ajudar ao próximo, as jovens, que possuem experiências em outras áreas missionárias como Stella que trabalhou na Índia em 2013 e Gabriella que passou cerca de um ano na Etiópia ajudando os Jesuítas em 2014, acabaram percebendo através das experiências na Amazônia que poderiam ter outro olhar para a vida.
“Em Sta Isabel tive um outro olhar para a vida, descobri que é possível viver sem o corre-corre diário, que pode-se trabalhar, viver e ter uma vida saudável. Que é muito bom viver na simplicidade”, contou Stella sob a confirmação da amiga Gabriella que completou “É como se tivéssemos uma satisfação pessoal, não apenas viver por viver, mas descobrir o porque que vivemos; não apenas ajudar por ajudar, mas refletir sobre o porque de nossas ações”, explica emocionada.
Dando continuidade ao projeto de um ano de voluntariado na América Latina as maltesas, que iniciaram a viagem pela Colômbia, agora partem para mais três meses no Peru, com um único pensamento de gratidão “temos muito a agradecer a todos os salesianos que nos permitiram olhar a Amazônia com o coração, nunca imaginamos poder trazer nossa experiência a um povo tão amigo” disse Stella, e Gabriella finaliza com um agradecimento especial “quero agradecer em especial ao Pe Victor que muito nos ensinou, e que levamos sua amizade não apenas como padre, mas como membro de nossa família, como nosso avô. Um dia voltaremos”.