EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Um carnaval diferente!

Ananindeua/PA – Durante os dias 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de fevereiro, a juventude da Paróquia Nossa Senhoras da Graças de Ananindeua mais alguns alunos do Colégio Nsa. Sra. do Carmo estiveram reunidos para o carnaval, só que muito mais que as festanças de mundo afora, foi realmente um Carnaval diferente. O tema foi "Maria, Mãe das Vocações".

Na sexta, após as 17h, os jovens começaram a chegar ao CVS para participar do retiro, depois de tudo estar devidamente preparado. Por volta das 19hs o Pe. Sadeck recepcionou a todos na capela Auxiliadora e depois toda a moçada foi entregue ao comando do professor Ronaldo, que se despede dos retiros após um longo período de animação. A ginástica serve para entrosar a galera. No dia 18, ainda sob o comando do prof. Ronaldo, os jovens foram instigados a pensar sobre si próprios, sobre seu projeto de vida. E o dia foi de reflexão, para que cada um conseguisse pensar a respeito do seu futuro. A animação ficou por conta do grupo MSN – Ministério Sem Nome – da comunidade Sagrada Família animado pelo Felipe. À noite foram divididos os grupos da gincana e estes foram seis: Gavião, Sabiá, Gaivota (ou Gaviota, ou ainda Garnivota, ou mesmo Galinhota como seus integrantes chamavam), Beija-flor, Tucano e Bem-Te-Vi.

Domingo, dia do Senhor, foi momento de pensar sobre vocação, e sob a guia das FMAs a galera passou a conhecer um pouco mais sobre qual o verdadeiro significado de vocação. A Ir. Cláudia, diretora da Cidade Dom Bosco de Castanhal, pregou pela parte da manhã e fez a moçada ficar animada ao contar a história de Madre Mazzarello. À tarde, a Ir. Nazaré fez um momento de espiritualidade no qual convidou a todos a voltarem os olhos pra Nossa Senhora, vocacionada e mãe das vocações. Cada jovem foi convidado a preparar uma oração que seria ofertada durante a missa do dia. E cada grupo se responsabilizou por um momento da missa, sejam as leituras, as preces, o ofertório e no final uma belíssima interpretação da música "Servos por Amor".

No outro dia a bola da vez foi a pregação feita pelo Pe. Sadeck, que complementando o dia anterior, convocou a cada um a pensar agora sobre SUA vocação. Durante toda a manhã e pela parte da tarde o diretor da comunidade de Ananindeua falou da beleza de cada vocação e deu exeplos práticos, colocando à frente casais de namorados e os Aspirantes, mostrando as vertentes de cada lado. À noite as atividades da gincana retornaram com diversas brincadeiras na arena.

A Terça de Carnaval, pode-se dizer que foi o momento mais belo de todo o Retiro, pois os grupos foram conduzidos para intensos momentos de espiritualidade, incluindo Adoração Eucarística, Via-Sacra, Momento do Terço e Momento Bíblico. Cada grupo era conduzido por um responsável, entre os quais os ministros Félix e Otávio, o jovem André da comunidade São Francisco de Assis e a Ir. Francilene, capuchinha de Madre Rubatto. Cada equipe teve uma hora em cada momento de oração. De tarde o Pe. Sadeck conduziu uma das últimas atividades, a Celebração Penintencial na Luz e na Verdade, onde cada jovem foi chamado a rever e avaliar a sua vida. A celebração teve seu ápice com a Santa Missa onde depois de cada jovem ter escrito uma carta à Nosso Senhor, as mesmas foram queimadas e cada um foi chamado a criar prósitos para a sua vida durante o Tempo Quaresmal, em uma momento marcante para todos os presentes onde muitos se emocionaram bastante. De noite a gincana foi encerrada com encenações de diversas parábolas por ambos os grupos, sendo que ao final a equipe vencedora foi a Gaivota com uma diferença mínima de 30 pontos para o grupo Sabiá.

Na Quarta-Feira de Cinzas a missa com a imposição de Cinzas encerrou o Retiro, fazendo com que cada jovem, ao sair do encontro, estivesse mais renovado e disposto à uma vida nova. A experiência foi muito bonita, como destacaram muitos dos participantes, e que motivados à conversão todo mundo possa se tornar muito mais humano nesse Tempo de Penitência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀