EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Tudo é vaidade

A busca de significado: “tudo é vaidade”(Ecle 1,2b)


Estive meditando o livro do Eclesiastes. Um dos livros bíblicos da cultura sapiencial, escrito por volta de 250 antes de Cristo, na língua hebraica. Trata-se dos ensinamentos de um velho sábio aos jovens. O sábio chama a atenção dos jovens dizendo: NÃO HÁ MEMORIA DOS TEMPOS ANTIGOS (1,11). Aproveitando a inspiração deste livro da Bíblia gostaria de expor uns pensamentos para os jovens neste clima sujo eleitoral:


1. “É melhor um jovem pobre, mas sábio, do que um rei ancião mas insensato, que já não aceita conselho”(Ecle 4,13): a pobreza aqui não é vista como exclusão, mas como desapego, sensatez, senso de justiça, viver do trabalho honesto. Hoje vemos tantas coisas desonestas acontecendo que para muitos seria melhor ganhar a vida sem esforço: nada de estudo, nada acordar cedo para trabalhar, nada de se qualificar profissionalmente, etc. Tudo parece que vem na sorte, no ocaso, basta o pulo do gato. Uma vida sem esforço, mas com muito dinheiro. Uma vez numa reflexão com jovens estudantes eu perguntava sobre o sonho de futuro de cada um. Um rapaz me disse: eu quero ter muito dinheiro como tem o pai do meu colega; e o colega disse: eu quero ter um carrão como o meu pai para pegar a mulherada! O sábio diria: “quem ama o dinheiro, dele não se fartará; quem ama a riqueza, dela não tirará proveito”(Ecle 5,9).



2. “Lembra-te do teu criador nos dias da tua juventude” (Ecle 12,1): muitos jovens estão experimentado um sentimento de indiferença religiosa e política. Eles fogem de tudo aquilo que é institucional, mas isto não quer dizer que não sentem desejo de infinito. O próprio modismo que endeusa o corpo é uma prova desta busca da divindade – cosmos -. Mas é importante dizer aos jovens que o coração humano é um andarilho em busca de Deus. A angustia no coração é sinal deste sedutor e frenético desejo. Temer a Deus não significa medo, mas adesão (Ecle 12,13). O resto é vaidade, tudo é vaidade (Ecle 12,8).



3. “Alegra-te, pois, ó jovem, e teu coração esteja no bem durante toda a tua juventude” (Ecle 11,9): a alegria é sensatez. A tristeza é fruto de uma imprudente e sem temor de Deus, pois “é melhor um punhado com sossego do que as duas mãos cheias, mas com trabalho e aflição do espírito”(Ecle 4,6). Do que vale ter tanto, lutar e usar meios ilícitos para ganhar dinheiro se não se tem sossego? O trabalhador honesto é feliz (Ecle 5,11), enquanto que o desonesto vive na tribulação sendo caçado pela justiça. O ímpio nunca será feliz (Ecle 8,13). A sabedoria, a alegria verdadeira, por outro lado ilumina o rosto, quer dizer, a alma da pessoa jovem e abranda a dureza do coração (Ecle 8,1b).



Concluo dizendo apenas o seguinte: Até agora nenhum candidato a Governo apresentou políticas consistentes aos jovens. Votar é preciso, mas é necessário votar consciente. Jovem, vote em quem busca a justiça! “Quem fica observando o vento, não semeia; quem fica a olhar as nuvens nunca há de colher” (Ecle 11,4).



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀