EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Tribuna Popular homenageia Congregação Salesiana e seu trabalho social em Manaus

Na manhã desta terça-feira (23), será realizada tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em homenagem à Congregação de Religiosas e de Religiosos dos Salesianos e ao trabalho social desenvolvido em Manaus. A homenagem foi requerida pelo vereador José Ricardo Wendling (PT) e pelo presidente da CMM, Luiz Alberto Carijó (PTB)

O palestrante dessa tribuna será o vice-inspetor dos Salesianos da Amazônia, Pe. Francisco Alves de Lima, que recebe homenagem, juntamente com a inspetora da Inspetoria Laura Vicuña, Ir. Maria Mirtes Anselmo; e com a inspetora da Inspetoria Santa Terezinha, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição.

São João Bosco ou Dom Bosco, como é mais conhecido, revolucionou o modo de ser padre de seu tempo, quando ordenou-se em 1841. Para atender a sua missão de educar a juventude pobre e abandonada, Dom Bosco foi cercando-se de colaboradores, saído do meio dos próprios jovens. Com eles, organizou-se uma sociedade religiosa, a Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales, aprovada em Roma, em 1873. Ao falecer, em 31 de janeiro de 1888, a Congregação Salesiana já se espalhara por diversos países da Europa e da América, já tendo chegado ao Brasil em 1883.

Após a morte de Dom Bosco, a Congregação Salesiana teve nove sucessores, sendo o atual o Pe. Pascual Chávez Villanueva, releeito pelo Capítulo Geral, em 26 de abril de 2008. A missão dos salesianos é centrada na educação integral dos jovens, ajudando-os a ter uma profissão, desenvolvendo-se em três direções: missão juvenil, educação de adolescentes e de jovens de baixa renda, chamados para os serviços da igreja; missão popular, educação à fé nos ambientes populares, particularmente, com a comunicação social; e missão missionária, anúncio do evangelho aos povos que não o conhecem e presença nas jovens igrejas.

Hoje, os salesianos atuam em escolas, paróquias e missões, internatos e pensionatos, oratórios e centros juvenis, formação dos salesianos, orientação vocacional, serviço de governo e animação e obras de promoção. No mundo, os salesianos são cerca de 16,5 mil, presentes em todos os continentes. Os salesianos na Amazônia estão presentes em três Arquidioceses (Manaus, Belém e Porto Velho) e em três Dioceses (São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Ji-Paraná).

Em 2015, a Família Salesiana celebrará o bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015). Esse evento será celebrado no mundo para relembrar a herança deixada por este grande educador juvenil. Como uma das celebrações para esse acontecimento, uma réplica da imagem do Salesiano, que se encontrava em Turim (Itália), está percorrendo mais de 120 países, contendo no seu interior uma relíquia (a mão direita de Dom Bosco). E na semana passada a réplica passou por Manaus, para veneração e intercessão de todos os fiéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀