EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Todos somos membros da grande família de Deus que é a Igreja

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DE NOSSA SENHORA
19 DE MARÇO DE 2009

São José, defensor da vida

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: «Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.» José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: «do Egito chamei o meu filho.» (Mt 2,13-15)

Este trecho, do Evangelista Mateus, nos faz recordar o capítulo primeiro do mesmo Evangelho que narra o nascimento de Jesus (Mt 1, 18-25). A estrutura é semelhante: consiste na aparição em sonho do anjo a José, depois, numa ordem e sua razão de ser, na determinação de José de cumpri-la e em uma citação do Antigo Testamento.
É bom lembrar que o Egito era um lugar habitual de refúgio para os judeus desse tempo e, retomando o caso de José, só depois da morte Herodes, em 4 a.C., houve segurança para Jesus voltar à Palestina. A citação de Os 11, 1, “do Egito chamei meu filho”, coloca esta parte da vida do Messias dentro do projeto da vontade de Deus. Ela não só identifica Jesus como o Filho de Deus, mas também sugere que ele é a personificação do povo de Deus. Assim como chamou do Egito o Israel de outrora, a fim de criar um povo especial para si, Deus chama Jesus do Egito a fim de criar um povo novo (Mt 21, 41.43). O princípio de continuidade entre o povo antigo e o povo novo é o judeu Jesus.

Além desses aspectos acima citados, relacionados diretamente à pessoa de Jesus e à sua missão, podemos refletir, ainda, sobre algumas atitudes de José, o pai de Jesus:

“O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José …”

Deus se manifestou a José por meio de uma coisa simples da vida, “um sonho” e lhe comunicou sua mensagem. Deus se revela em todos os momentos da vida humana; mas é preciso ser pessoa de fé, como José, e saber ouvir e captar a mensagem de Deus. Desta forma, nos perguntamos: como percebemos as mensagens do Deus da Vida em relação à vida pessoal, familiar e social?

“…E lhe disse: Levante-se”

O anjo ordenou a José que se levantasse… Pode-se compreender que para defender e promover a vida é preciso movimentar-se; pôr-se a caminho, sair da acomodação diante dos fatos que ameaçam a vida e ofuscam a sua beleza. Nos perguntamos também: diante das ameaças da vida humana qual é a nossa atitude?

“ Pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito!”

Diante do perigo que ameaça a vida do Menino-Jesus, José não exita em obedecer à ordem do mensageiro de Deus. Às vezes, no cotidiano da vida nos deparamos com situações de ameaças da dignidade humana e embora saibamos o que devemos fazer, nem sempre temos força interior suficiente para obedecer à vontade de Deus. Diante dos desafios pessoais, familiares e sociais que aparecem em nossas vidas, que lugar ocupa a mensagem do Reino de Deus revelado por Jesus?

“Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

Entre as várias situações que ameaçam a vida humana, destaca-se a situação de milhares de crianças, adolescentes e jovens que têm suas vidas destinadas à morte por falta de condições básicas para se desenvolverem como pessoa; além disso, a situação de exploração sexual acentuada pela prostituição infanto-juvenil é uma realidade triste em nosso meio; é um verdadeiro sinal de morte para nossas crianças, jovens e adolescentes. Vale lembrar que José, não teve medo de enfrentar as ameaças do seu tempo. E nós como cuidamos da vida e da dignidade das nossas crianças, adolescentes e jovens?
Roguemos a Deus, nosso Pai, pela intercessão de São José que soube defender a vida do menino Jesus, que nos ajude a escolher sempre a vida, a promovê-la e cuidá-la com respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀