EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Todos somos membros da grande família de Deus que é a Igreja

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DE NOSSA SENHORA
19 DE MARÇO DE 2009

São José, defensor da vida

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: «Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.» José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: «do Egito chamei o meu filho.» (Mt 2,13-15)

Este trecho, do Evangelista Mateus, nos faz recordar o capítulo primeiro do mesmo Evangelho que narra o nascimento de Jesus (Mt 1, 18-25). A estrutura é semelhante: consiste na aparição em sonho do anjo a José, depois, numa ordem e sua razão de ser, na determinação de José de cumpri-la e em uma citação do Antigo Testamento.
É bom lembrar que o Egito era um lugar habitual de refúgio para os judeus desse tempo e, retomando o caso de José, só depois da morte Herodes, em 4 a.C., houve segurança para Jesus voltar à Palestina. A citação de Os 11, 1, “do Egito chamei meu filho”, coloca esta parte da vida do Messias dentro do projeto da vontade de Deus. Ela não só identifica Jesus como o Filho de Deus, mas também sugere que ele é a personificação do povo de Deus. Assim como chamou do Egito o Israel de outrora, a fim de criar um povo especial para si, Deus chama Jesus do Egito a fim de criar um povo novo (Mt 21, 41.43). O princípio de continuidade entre o povo antigo e o povo novo é o judeu Jesus.

Além desses aspectos acima citados, relacionados diretamente à pessoa de Jesus e à sua missão, podemos refletir, ainda, sobre algumas atitudes de José, o pai de Jesus:

“O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José …”

Deus se manifestou a José por meio de uma coisa simples da vida, “um sonho” e lhe comunicou sua mensagem. Deus se revela em todos os momentos da vida humana; mas é preciso ser pessoa de fé, como José, e saber ouvir e captar a mensagem de Deus. Desta forma, nos perguntamos: como percebemos as mensagens do Deus da Vida em relação à vida pessoal, familiar e social?

“…E lhe disse: Levante-se”

O anjo ordenou a José que se levantasse… Pode-se compreender que para defender e promover a vida é preciso movimentar-se; pôr-se a caminho, sair da acomodação diante dos fatos que ameaçam a vida e ofuscam a sua beleza. Nos perguntamos também: diante das ameaças da vida humana qual é a nossa atitude?

“ Pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito!”

Diante do perigo que ameaça a vida do Menino-Jesus, José não exita em obedecer à ordem do mensageiro de Deus. Às vezes, no cotidiano da vida nos deparamos com situações de ameaças da dignidade humana e embora saibamos o que devemos fazer, nem sempre temos força interior suficiente para obedecer à vontade de Deus. Diante dos desafios pessoais, familiares e sociais que aparecem em nossas vidas, que lugar ocupa a mensagem do Reino de Deus revelado por Jesus?

“Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

Entre as várias situações que ameaçam a vida humana, destaca-se a situação de milhares de crianças, adolescentes e jovens que têm suas vidas destinadas à morte por falta de condições básicas para se desenvolverem como pessoa; além disso, a situação de exploração sexual acentuada pela prostituição infanto-juvenil é uma realidade triste em nosso meio; é um verdadeiro sinal de morte para nossas crianças, jovens e adolescentes. Vale lembrar que José, não teve medo de enfrentar as ameaças do seu tempo. E nós como cuidamos da vida e da dignidade das nossas crianças, adolescentes e jovens?
Roguemos a Deus, nosso Pai, pela intercessão de São José que soube defender a vida do menino Jesus, que nos ajude a escolher sempre a vida, a promovê-la e cuidá-la com respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀