EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Testemunho indígena

Caros leitores do site da Isma, quero partilhar com vocês o meu pensamento e sentimento de tudo o que eu presenciei na ultima visita do nosso inspetor, Pe.Benjamim. O que eu tentei coloquei na minha pequena crônica do ultimo fato ocorrido em uma aldeia yanomami, aldeia que nos últimos cinco anos recebeu todo o apoio do Pe. Benjamim e da inspetoria, mas, parece que o nosso querido povo yanomami não soube reconhecer todo o bem feito por eles. Eu fiquei muito surpreso com o ocorrido na ultima reunião da visita do Pe. Benjamim e do Pe. Vaclav. Não podemos condenar ninguém, mas, ao me ver, parece que os yanomamis foram bem orientados para expressar suas criticas. Assim quero partilhar com vocês o que senti e sinto através da minha pequena crônica intitulada: CRONICA DE LAMENTAÇÃO DA ULTIMA VISITA DO PE. BENJAMIM NO RIO MARAUIA NO ANO DE 2012.

“SE HOJE, ESTOU CHORANDO, CHORANDO E SUSPIRANDO MINHAS GRANDES EMOÇÕES…MEUS OLHOS ESTÃO VERMELHOS, SÃO SINAIS FORTE DE AMIZADES…
MINHAS LÁGRIMAS ESTAO SAINDO SÃO GESTOS DAS GRANDES SAUDADES QUE NOS DEIXOU… OLHAREI OS VESTÍGIOS REGISTRADOS… OS TRABALHOS ÁRDUOS DA MISSÃO DE EVANGELIZAR. FIZESTE UMA MISSÃO COM COMPROMISSO E PERFEIÇÃO… MAS, HÁ MEU DEUS! TANTA GENTE NESTE MUNDO DESCONTENTE, COM OS TRABALHOS FEITOS COM TANTA DIFICULDADE E DEDICAÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO E CIVILIZAÇÃO DESSE POVO… A PRINCIPIO DEUS AMOU TANTO O MUNDO E ENVIOU SEU FILHO ÚNICO A UMA MISSÃO DE TRABALHO A CUMPRIR. REALIZOU TANTOS TRABALHOS BONS, FEZ E MOSTROU GRANDES MILAGRES A MUITA GENTE E QUE GRANDE RECOMPENSA RECEBEU DO POVO? FOI TRAÍDO, CONDENADO COM TORTURAS ATÉ A MORTE PREGADO NA CRUZ.

Mesmo estando triste, devemos dar continuidade ao projeto missionáro da Isma, pois, o grande o povo yanomami ainda possui a pureza de uma criança, sendo crianças o Reino também pertence a eles. Eu devo agradecer em particular por tudo o que o Pe. Benjamim e os salesianos fizeram por mim quando enfrentei dificuldade com o povo yanomami. Falhei, mas, encontrei o apoio paterno do Pe. Benjamim e por que não dizer da Isma. É por esse motivo que ainda na área yanomami hoje me sinto mais forte, pois, sei as sementes deixadas pelas pegadas missionárias do Pe. Benjamim eu tenho que regar para que possam crescer e dar frutos.

Professor Cesario Crescencio (universitário do curso em Pedagogia intercultural indígena/UEA e professor na área Yanomami)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀