Manaus – O grupo de teatro da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) coordenado pela Vice-Diretoria de Ações Comunitárias apresentou na noite do dia primeiro de abril, aos acadêmicos de Serviço Social, Pedagogia, Filosofia e Ciências Contábeis a peça “O Resgate da Vida”. O assunto da peça girava em torno do lema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Escolhe, pois, a vida”. Foram apresentadas cenas antagônicas e conflitantes vivenciadas pelo ser humano nos dias de hoje.
Na opinião do vice-diretor de Ações Comunitárias, Pe. Cânio Grimaldi o objetivo da peça é mostrar aos alunos a importância de se discutir sobre a defesa da vida. “Queremos que eles atuem como autênticos defensores e promotores da vida humana”, declarou. A exibição da peça faz parte das atividades programadas para o ano acadêmico. Para retratar o tema a equipe da Pastoral optou em utilizar como ferramenta o teatro. Isso porque o teatro mexe com sentimentos e emoções e usa uma linguagem eficaz na propagação de assuntos relevantes.
Após a encenação, o Diretor Sócio da FSDB, Padre Antônio de Assis Ribeiro, o Pe. Bira, realizou uma palestra que complementava o conteúdo explorado na peça. A apresentação mostrou uma síntese do texto-base da Campanha da Fraternidade. Em sua explanação, Pe. Bira destacou que a humanidade vive hoje um cabo de guerra entre a cultura da vida e a cultura da morte. “Vivemos uma realidade permeada de ambigüidades, de visões antagônicas como: nascimento e morte, violência e paz, dispersão e união. A sociedade apresenta uma séria de ideologias que promovem a cultura da morte em detrimento da vida e que trazem males a nós mesmos”, argumentou. As ideologias citadas pelo palestrante referem-se ao Voluntarismo, Hedonismo, Tecnicismo, Utilitarismo e Democracismo, constantemente propagadas no convívio social.
“O Resgate da Vida” ainda será encenado em maio para os alunos do curso de Administração, que ficam na Unidade II, no Colégio Auxiliadora.