EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

Uma das linhas de ação pastoral assumidas pela Paróquia Nossa Senhora das Dores em 2010 em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade desse ano, estimulando o desenvolvimento da economia solidária, foi aquela de promover iniciativas de geração de renda nas comunidades mais carentes. Diversas iniciativas e foram desenvolvidas, mas o projeto mais significativo foi um curso de estofamento de móveis na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Andaraí recém formado.

O curso teve início no mês de maio através da iniciativa do Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), em vista da promoção da dignidade humana de algumas famílias carentes da comunidade, sem renda fixa e nem profissão. Faziam “bicos” e todos muito pobres. Os critérios para a admissão dos participantes foram cuidadosamente definidos em discernimento com as assistentes sociais Josefa Granjeiro, Sabrina Colombo e liderança da comunidade.

Participaram do curso de construção e reforma de estofados 15 adultos, homens e mulheres, desempregados, sem formação profissional, moradores do bairro, pertencentes à famílias em condições econômicas precárias, engajados na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.

O curso, fruto da parceria entre o Centro Juvenil Salesiano e a Paróquia Nossa Senhora das Dores, funcionou de segunda a sexta-feira das 14:30 h às 17:30 horas somando uma carga horária de 180 horas de formação. O processo de formação profissional, bem afinado com a pedagogia salesiana, contemplou um processo não só de capacitação técnica, mas também de formação humana e cristã.

Ao longo do curso com duração de três meses, todos os dias no momento do “boa tarde” muitos temas religiosos e sociais foram tratados tais como: ética profissional, mercado de trabalho, espiritualidade (fé), cidadania, comunicação, relacionamento humano, associatividade etc.

A primeira fase desse projeto social foi aquela da aprendizagem: os alunos aprenderam a técnica de reforma trabalhando com carcaças de sofás, cadeiras e poltronas doadas. Em seguida começaram não só a reformar, mas também a construir sofás com material reciclado.

No último dia 28 de novembro (2010) em Manicoré (AM), no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora das Dores, às 07:30 da manhã abriram-se os portões para a realização de um evento portador de muita alegria para um grupo trabalhadores. Realizou-se a Feira de Estofados produzidos pela Associação de Estofadores Nossa Senhora de Guadalupe, os alunos do curso. O sucesso foi enorme. Quase tudo foi imediatamente vendido.

Infelizmente alguns dos alunos desistiram não acreditando na real possibilidade de transformar o processo de aprendizagem em fonte de geração renda. Em sua visita pastoral o bispo da diocese de Humaitá Dom Francisco Merkel deu parabéns e palavras de encorajamento ao grupo.

Agora, já profissionais, o grupo está trabalhando regularmente na produção e reforma de móveis estofados com grande entusiasmo e boas perspectivas de geração de renda. Como compromisso de responsabilidade social os associados repassarão tanto para a Paróquia quanto para o Centro Juvenil Salesiano, mensalmente, um percentual financeiro simbólico como sinal de reconhecimento pelos benefícios recebidos. O resto dos dividendos será repartido entre eles e outra parte será reservado para o capital de giro desse empreendimento.

Todo o processo de acompanhamento pedagógico e assistência social foi garantido pela assistente social, voluntária italiana, Sabrina Colombo que não mediu esforços, para que o grupo pudesse aproveitar o máximo possível dessa experiência formativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀