EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SOLENIDADE DE SÃO DOMINGOS SÁVIO PATRONO DA INSPETORIA

Em 1958, após o Capítulo Geral 18 e a canonização de São Domingos Sávio, foram criadas as inspetorias de São Pio X, em Porto Alegre e S. Domingos Sávio, em Manaus.
Trecho do documento de anuncio do novo inspetor:
De 20 de julho a 8 de agosto de 1958 realizou-se o 18º Capítulo Geral da Congregação, sob a presidência do Reitor-Mor, padre Renato Ziggiotti.
À tarde, cumprindo as determinações do mesmo, reuniu-se o Capítulo (hoje Conselho) Superior com os três conselheiros recém-eleitos e anunciou a criação de três novas Inspetorias e duas Visitadorias. No dia 10, à hora do almoço, foram distribuídas as obediências aos novos Inspetores: a Inspetoria do Recife coube ao padre Agenor Pontes e a de Manaus ao padre Miguel D’Aversa.
A nova Inspetoria, intitulada ISMA (Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia), a primeira anunciada, abrangia os estados do Maranhão, Pará e Amazonas e os ainda territórios limítrofes. Apesar de várias propostas para que a sede fosse Belém, estabeleceu-se que seria em Manaus, por ser o centro geográfico da região. “Apesar da divisão -relata a crônica – é mais extensa do que a Inspetoria da qual foi desmembrada”.
Na sua última circular como Inspetor do Nordeste, escrita em Recife (24 de setembro), o padre Miguel D’Aversa anuncia aos irmãos esses acontecimentos e se despede deles. No dia 6 de novembro chega a Manaus e toma posse da nova Inspetoria, cuja sede, por determinação dos superiores, foi a então chamada Escola Industrial S. Domingos Sávio, à rua Visconde de Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀