Para criar uma preparação espiritual, o Ministério Sal e Luz antecedeu com cantos, animação e reflexão, incentivando uma assembléia presente e participativa durante a celebração. D. Luis manifestou-se sobre a comunidade elogiando-a, dizendo ao novo pároco que poucas seriam as dificuldades encontradas visto que ela é muito participativa não somente nas missas quanto nos movimentos e pastorais.
O Arcebispo pregou também pela unidade entre pároco e comunitários e fez o convite a considerá-lo como exemplo de Bom Pastor para a paróquia. Houve também a participação do Pe. Francisco Alves (Chicão), Vice-inspetor, na leitura da Carta D. Luis, dando a bênção ao Pe. João Batista.
Como novo pároco, durante a celebração ele passou tranqüilidade e emoção. “Dentro de sua serenidade, o padre demonstrou muita alegria por estar no meio de nós”, afirma Tatiane Angélica, coordenadora do Ministério Sal e Luz. Ela também conclui destacando a celebração como maravilhosa, participativa por parte do povo e a liturgia em si como muito bem preparada e executada.