Daniel Comboni, nasceu em 15 de março de 1831 na cidade de Limone, um pequeno povoado do norte da Itália ao lado do maior lago do país, o Garda, curioso que hoje este lugar é famoso por um interessante fato, lá os casos de infarto são quase inexistentes por isso as pessoas tem uma significativa longevidade. Todavia mesmo assim os 7 irmãos de Daniel Comboni não tiveram tanta sorte, pois morreram ainda jovens.
Aos 10 anos de idade, Daniel manifesta o desejo de tornar-se padre, por isso vai morar em Verona e estudar no Instituto do Pe. Nicolau Mazza, um sacerdote que dedica sua vida a formação de jovens sem recursos. Comboni avança de forma espantosa nos estudos e por volta de 15 anos fascina-se com a vida dos mártires do japão que foram crucificados em Nagasaki no ano de 1597. Anos mais tarde sente-se impelido ao ouvir as palavras do missionário Pe. Ângelo Vinco que voltara da África. Aquele povo sofrido conquistara então seu coração.
Aos 23 anos Daniel é ordenado padre e aos 26 pede para compor um grupo de 6 missionários que partiriam para África é o mais novo da expedição. Em 1867 fundou o Instituto dos Filhos do Sagrado Coração de Jesus, que hoje tem o nome de Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ), os membros desta instituição estão hoje nos cinco continentes. Neste ínterim o lema de Comboni passa a ser: Salvar a África por meio dos Africanos, ele então com um grupo de companheiros funda colégios para homens e mulheres, ao mesmo tempo leva ao continente africano o primeiro grupo de missionárias a percorrer aquelas terras.
Em 1878, é nomeado Bispo de toda África Central, vindo a falecer no dia 10 de outubro de 1881 em Cartum no Sudão devido as terríveis febres que assolavam a região.
Pois bem, quando meus institutos vagavam à deriva e, na África, os meus missionários morriam sem qualquer perspectiva de luz e eu ardia em febre em Cartum, o que me levou a ficar firme até a morte no meu posto foi a convicção e a certeza da minha Vocação Missionária e o meu profundo amor ao Coração de Jesus. (Daniel Comboni)
Que a exemplo deste grande missionário, possamos doar-nos inteiramente até as últimas conseqüências aqueles a quem o Pai nos enviou.
São Daniel Comboni, Rogai por nós…