EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SINTONIZADOS COM O CG26

SINTONIZADOS COM O CG26

Terminamos mais um dia de trabalho. Depois de termos escutado a apresentação dos “desafios e linhas de ação para o próximo sexênio”, a partir do Relatório do Reitor-Mor sobre a situação da Congregação chegamos a uma conclusão: há uma grande convergência nas nossas reflexões.

Durante a apresentação do trabalho realizado pelas Regiões, praticamente todos salientaram a importância do Relatório feito pelo Reitor-Mor. Escutamos atentamente a sensibilidade dos irmãos vindos das mais longínquas partes do globo, todos irmanados no carisma de Dom Bosco: paixão por Deus e compaixão pelos jovens.

O dia de hoje também foi reservado para a escolha dos três moderadores do CG26. De uma lista de candidatos previamente apresentada à Assembléia Capitular pelo seu Presidente, P Pascoal Chávez, foram eleitos os padres Guilherme Basãnes, superior da Visitadoria de Angola, Ivo Coelho da Índia e Alberto Lorenzelli da Inspetoria da Ligúria e da Toscana. O P Guilherme Basañes foi eleito logo no primeiro escrutínio.

O Reitor-Mor também apresentou aos Capitulares os membros da Comissão de Redação que deverá fazer a síntese do relatório apresentado pelas Regiões. O P Damásio faz parte dessa Comissão. Após a exposição do P Francesco Maracani, aprovamos o Regulamento do CG26.

Antes do término da primeira sessão de trabalho, pela parte da tarde, os Capitulares foram convidados a manifestar a própria adesão à Comissão Jurídica que vai tratar de uma série de assuntos relacionados com as Constituições e os Regulamentos. Há também uma série de assuntos indicados pelo CG25 que devem ser tratados durante este Capítulo, dentre tantos podemos lembrar a configuração das atuais Regiões da congregação e o papel do ecônomo local.

Antes das vésperas dedicamos um tempo considerável para as perguntas dirigidas ao Reitor-Mor e aos Conselheiros a partir do Relatório apresentado ontem. Desta primeira rodada participaram o P Mazzali, ecônomo geral e o P Bregolin, vigário do Reitor-Mor. Amanhã será a vez do Dicastério da Formação, das Missões e da Pastoral Juvenil. O P Domenech apesar da fragilidade física continua participando de todas as sessões do CG26.

As Vésperas foram animadas pela Delegação do Sri Lanka. Seguiu-se a boa noite sobre a presença salesiana naquele país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀