EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Simpósio de Teologia: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”

No segundo dia de reflexão sobre a essência da Palavra de Deus nos estudos teológicos, a mesa foi composta pelo Prof. Dr. Mathias Grenzer (Expositor), a Pofª. Drª. Mercedes Brancher (Debatedora) e pelo Prof. Ms. Pe. João Mendonça (Moderador). O tema desenvolvido foi “O ENSINO QUE FAVORECE O AMOR”, a partir do trecho do Evangelho de Marcos (12,28-34) que trata do Primeiro Mandamento.

Apresento uma breve reflexão do Prof. Dr. Mathias Grenzer.

“Qual o primeiro mandamento de todos” (Mc 12,28)

“Aproximou-se um dos escribas que escutou como eles discutiam. Viu que eles respondiam bem e perguntou-lhe: “Qual o primeiro mandamento de todos”. Respondeu Jesus; “O primeiro é: Escuta, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu pensamento e com toda a tua força. O segundo é este: Amarás o teu proximo como a ti mesmo. Não existe outro mandamento maior do que este”. (Mc 12, 28-29)

Com esta passagem Jesus entra em sintonia com a antiga lei de Dt 6, 5 “Portanto, amarás a Iahweh teu Deus com todo o teu coracao, com toda a tua alma e com toda a tua força”, um amor total a esse Deus aproveitando tudo o que a pessoa é capaz de pensar, decidir e viver, desejar e obter. Enfim, a proposta é fazer o amor a Deus uma dinâmica fundamental da vida, afim de conquistar, pelo Deus Javé, uma liberdade duradoura.

Entretanto, Jesus acha importante destacar ainda uma segunda dinâmica, que nasce, de forma direta, da primeira. Trata-se da seguinte idéia: que ama o Deus Javé (Dt 6,5) descobrirá também a verdade daquela que exige amar o proximo como a si mesmo (Lv 19,18c), e isso também nos casos em que o proximo é um inimigo ou pobre.
Enfim, as duas leis ou dinâmicas propostas pela Tora poder ser vividas apenas como uma realidade, pois “o primeiro mandamento somente pode ser observado ao se cumprir o segundo; por outro lado, o cumprimento do segundo somente é possível a partir do primeiro”
.
Esta lógica interna, criada a partir da junção de dois mandamentos da Tora (Dt 6,4 e Lv 19,18c), constitui de fato, o fato surprendente na resposta de Jesus ao escriba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀