EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ser discípulos antes para ser apóstolos depois

Roma/Itália –  Na iminência de concluir o curso de formação permanente junto à Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (UPS), uma vintena de missionários salesianos reuniram-se com o Reitor-Mor, na Casa Geral, onde o Sucessor de Dom Bosco lhes passou importantes sugestões para viverem na ótica salesiana o seu mandato missionário.

Ontem, 29 de novembro, o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, recebeu os missionários salesianos que estão por concluir o curso de atualização na UPS. O Reitor-Mor sublinhou-lhes que ser missionário não é uma opção pessoal, mas uma resposta ao mandamento do Senhor que envia os seus discípulos a serem as suas testemunhas “até os confins da terra” (At 1,8). “Sois mandados! – disse –. Não é um projeto pessoal. É um dom”. A primeira atitude indicada é a imersão no coração da cultura local se se quiser que o Evangelho penetre e produza frutos. Ser missionário salesiano não é praticar um ofício, mas “trabalhar pela salvação, especialmente dos jovens”; “basta que num povoado haja jovens para que os salesianos ali se dediquem”.

“Ser missionários hoje significa dialogar com a cultura e dispor-se, pois, a aprender a sua língua. É necessário mostrar-se muito humildes, ser como crianças que devem aprender a falar: porque a linguagem é o modo pelo qual se expressa a cultura”. É necessário renunciar à própria cultura de origem e ter como modelo missionário Jesus Cristo que “esvaziou-se de Si mesmo…” para compartilhar plenamente a vida daqueles aos quais era mandato (cf. Fl 2,6-11).

É importante que o salesiano missionário “cuide da própria saúde e aprenda a saber descansar” – exortou por último o Reitor-Mor citando Dom Bosco: “Devemos trabalhar muito… mas por longo tempo”. O salesiano missionário deve zelar pela própria vida espiritual a fim de enfrentar com mais vigor e sapiência os problemas com que se defronta: “Ser discípulos antes, para ser apóstolos depois”. Fundamental é a comunidade, que oferece um grande auxílio, uma sustentação – psicológica e espiritual – com que ser fiel à própria vocação.

Seguiu-se a Celebração Eucarística presidida pelo P. Guillermo Basañes, Conselheiro regional para a África-Madagascar, e a visita ao Arquivo Central, orientada pelo P. Luigi Cei.

Remate ao Curso de atualização dos missionários – de cerca de onze semanas –, será a peregrinação à Terra Santa durante a primeira semana de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TORNEIO DE AMIZADES

Desde a origem na obra salesiana Dom Bosco, falou e promoveu sobre a importância de cultivar as boas amizades. E afirmou a sua famosa frase:

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀