EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Semana temática no Centro Juvenil Salesiano de Manicoré

Manicoré/AM – JUSTIÇA foi o tema principal da primeira semana temática de 2009 no Centro Juvenil Salesiano de Manicoré. As atividades decorreram entre os dias 23 e 27 de Março e concentraram-se essencialmente em encontros de formação e discussão.

A semana iniciou-se com uma elucidativa palestra do Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Visando sensibilizar os alunos do CJS para a tomada de consciência de seus direitos e deveres, sublinhou que se cada um assumisse seus deveres perante os direitos concedidos, este seria um importante passo na contrução de uma sociedade mais justa.

No decorrer da semana, os alunos dos vários setores do CJS (Marcenaria, Serralheria, Electricidade, Entalho, Gráfica, Artesanato, Arte Culinária, Desenho e Pintura e Informática), subdivididos em oito grupos, participaram numa produtiva e interessante formação baseada nos temas propostos pela Campanha da Fraternidade de 2009.

Os palestrantes, abordando os temas da Justiça, Segurança, Paz e Conflito, procuraram estimular os jovens a uma presença activa nos meios onde se inserem (família, escola e sociedade). Após um primeiro momento de formação, os participantes foram dividos em pequenos grupos com o duplo objectivo de definir Paz, Fraternidade, Segurança Pública e Justiça, bem como propôr acções rumo a uma verdadeira cultura de paz. Como estímulo para a discussão sobre o conflito, suas origens e formas de evitar o conflito negativo, foram construídos dois painéis a partir de recortes de revistas e jornais, um com sinais de vida e outro com sinais de morte. A justificação da escolha das imagens revelou-se deveras intessante, consolidando a ideia de que deveremos apostar fortemente nos jovens de hoje, nossos futuros líderes.

No final, todos os alunos foram convidados a assumir um compromisso pessoal e concreto, para que cada um possa contribuir para uma verdadeira sociedade de paz. Os compromissos assumidos focam essencialmente o diálogo, o respeito, a paciência, a honestidade, a responsabilidade e ainda o engajamento eclesial.

A 1ª Semana Temática 2009 no CJS de Manicoré, contituiu um fundamental momento de paragem e reflexão sobre o mundo de hoje e a importância de nele assumirmos um papel pró-ativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀