Os Salesianos do STUDIUM THEOLOGICUM SALESIANUM “SS. PETERAND PAUL” em Ratisbonne, tiveram uma participação ativa nesta Semana Santa.
No Domingo de Ramos, os estudantes de Teologia animaram a procissão com cantos em inglês, espanhol e em italiano, assim também como a oração do Rosário. O percurso foi o mesmo que Jesus fez até a entrada no templo de Jerusalém, segundo a tradição. Na procissão participaram cerca de 5.000 pessoas, sendo a maioria peregrinos vindos de diferentes países. O povo foi acolhido ao som de música árabe e, logo em seguida, o Patriarca deu a bênção aos presentes na cerimônia.
Na Quinta-feira Santa, a Celebração da Ceia do Senhor foi realizada em Ratisbonne pelo final da tarde. À noite, todos os salesianos se dirigiram ao Getsemani para uma Celebração solene com cantos em Latim e orações em diversos idiomas.
Na Sexta-feira Santa, a comunidade de Ratisbonne preparou a Via-Sacra no local, onde segundo a tradição, foi aonde Jesus carregou a Cruz até o Monte Calvário. A Celebração da Paixão do Senhor foi realizada no Santo Sepulcro pelos Capuchinhos em Latim.
No Sábado Santo, a Celebração da Vigília Pascal aconteceu em Ratisbonne. Participaram desta, junto com os salesianos um grupo de pessoas vindos Sirilanca.
No Domingo de Páscoa, cada salesiano teve a oportunidade de celebrar o Cristo Ressuscitado junto à comunidade da qual realiza o apostolado nos finais de semana.
Viver esta experiência na Terra Santa, significa um enriquecimento intercultural. Seja na expressão da fé, das cores, dos símbolos, da língua, dos cantos e etc. Jesus Cristo é realmente presença viva em cada povo, em cada jovem que busca o Ressuscitado com fé e com grande amor.