EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SEMANA PEDAGÓGICA EM MANICORÉ

Manicoré/AM – Do dia 01 a 05 de fevereiro de 2010, aconteceu em Manicoré (Amazonas – Brasil), no Auditório da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, a Semana Pedagógica para os educadores do Centro Juvenil Salesiano e colaboradores contratados que trabalham na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Essa especial semana de formação foi iniciada com uma reflexão dinamizada pelo Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) falando sobre a Estréia de 2010, Pe. Pascual Chávez, que tem como tema: “Senhor, queremos ver Jesus” (Jo 12,20-22) Após esse momento todos assistiram ao vídeo da Estréia e, em seguida, foi realizada um importante momento de partilha espontânea.

A idéia mais enfatizada pelo diretor do Centro Juvenil e Pároco foi aquela de que devemos aprofundar a consciência da inseparabilidade entre “educar e evangelizar” na perspectiva salesiana: educamos evangelizando e evangelizando educamos! “Fé e razão se complementam, não se excluem. Ambas, educação e evangelização, devem estar a serviço da pessoa; ambas devem acolher todas as suas dimensões. Devemos ajudar no processo de desenvolvimento integral dos nossos educandos” – disse no palestrante.

“Educar Evangelizando, que dizer, mostrar aos educandos o sentido da vida, o chamado à felicidade, a necessidade de Deus, o chamado à transcendência (vida eterna). Evangelizar educando significa que, quando falamos de Deus, do seu Reino e da Vida Eterna… devemos educar para o bem viver na vida terrena, para a responsabilidade, para o compromisso profissional, para a cidadania… Se a evangelização não educa, não faz a pessoa mais humana, ela se torna alienada” – comentava o padre Bira.

No segundo dia o padre Victor Lobos refletiu com os participantes sobre a necessidade do repensamento da pastoral a partir da Estréia 2010. Dentre os vários itens comentados deu ênfase sobre os seguintes pontos: a necessidade de darmos mais visibilidade à centralidade de Jesus Cristo em nossa pastoral, a importância do testemunho de comunhão e da coerência de vida dos educadores.

No terceiro dia de formação a voluntária italiana e assistente Social, Sabrina Colombo, dinamizou o tempo da tarde refletindo sobre o tema: “a necessidade de planejamento”. Disse que “planejar é importante porque nos obriga a sentar, a refletir, a escrever… a não deixar o nosso trabalho nas mãos de uma “perigosa inimiga”, a improvisação. Sabrina afirmou também que “o planejamento nos ajuda a criar o sentido de responsabilidade, estimula a criatividade no repensar o que devemos fazer e não nos deixa perder a visão da totalidade do nosso trabalho”.

O último dia de reflexão foi animado pelo irmão Antônio Stefani, ecônomo do Centro Juvenil Salesiano. Iniciou sua reflexão fazendo memória de alguns pontos chaves da identidade do Centro Juvenil e do trabalho pedagógico salesiano; relembrou aos colaboradores presentes a razão de ser do Centro Juvenil, recordou nossos valores e princípios salesianos. Essa reflexão foi oportuna pelo fato de na Comunidade Educativa haver novos colaboradores convocados para dela fazer parte em 2010. Continuou sua reflexão trabalhando com os educadores a importância do calendário de atividades. Auxiliado pela secretária Mara, e continuando a base já pensada previamente pela comunidade salesiana, concluíram-se as atividades da Semana Pedagógica de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀