EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Semana Formativa para educadores do Centro Juvenil de S. Gabriel

A comunidade educativa do Centro Juvenil de São Gabriel da Cachoeira teve a oportunidade de refletir sobre sua práxis pedagógica à luz do tema da Campanha da Fraternidade 2007: Fraternidade e Amazônia. O encontro contou com a colaboração dos estudantes de teologia Francisco e Márcio, assim como dos pós-noviços Indalécio e Rivelino.


A proposta do encontro partiu das crenças e valores da espiritualidade juvenil salesiana, destacando a importância que o cotidiano e o ambiente ocupam no modo de educar e evangelizar da pedagogia de Dom Bosco. A partir desse eixo foi apresentada a reflexão do texto-base da CF 2007 que tem como chave de leitura um olhar e pensar a Amazônia através da população que vive na região, tendo como pano de fundo a questão do cuidado e preservação do chamado bioma amazônico, essencial para a qualidade de vida dessas mesmas populações.


Na opinião dos participantes o encontro serviu sobretudo para reforçar e pensar a prática educativa da obra levando em consideração o contexto indígena dos povos do Alto Rio Negro, como expressou em um momento de partilha o educador Elson, do setor de padaria:”É preciso que nós educadores fortaleçamos nos adolescentes e jovens que freqüentam o centro juvenil os valores positivos em nossa cultura, como fez Dom Bosco que procurou encontrar em cada jovem aquilo que ele tinha de melhor para oferecer”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀