EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Semana Formativa para educadores do Centro Juvenil de S. Gabriel

A comunidade educativa do Centro Juvenil de São Gabriel da Cachoeira teve a oportunidade de refletir sobre sua práxis pedagógica à luz do tema da Campanha da Fraternidade 2007: Fraternidade e Amazônia. O encontro contou com a colaboração dos estudantes de teologia Francisco e Márcio, assim como dos pós-noviços Indalécio e Rivelino.


A proposta do encontro partiu das crenças e valores da espiritualidade juvenil salesiana, destacando a importância que o cotidiano e o ambiente ocupam no modo de educar e evangelizar da pedagogia de Dom Bosco. A partir desse eixo foi apresentada a reflexão do texto-base da CF 2007 que tem como chave de leitura um olhar e pensar a Amazônia através da população que vive na região, tendo como pano de fundo a questão do cuidado e preservação do chamado bioma amazônico, essencial para a qualidade de vida dessas mesmas populações.


Na opinião dos participantes o encontro serviu sobretudo para reforçar e pensar a prática educativa da obra levando em consideração o contexto indígena dos povos do Alto Rio Negro, como expressou em um momento de partilha o educador Elson, do setor de padaria:”É preciso que nós educadores fortaleçamos nos adolescentes e jovens que freqüentam o centro juvenil os valores positivos em nossa cultura, como fez Dom Bosco que procurou encontrar em cada jovem aquilo que ele tinha de melhor para oferecer”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀