As Pastorais da Juventude do Brasil (PJB) convocam a juventude brasileira a participar da Semana da Cidadania – 2009, que acontece entre os dias 14 a 21 desse mês, com o tema Juventude e Criminalização e lema Juventude em Marcha contra a Violência.
De acordo com a PJB, o objetivo do evento é mostrar os diversos fatores que contribuem para a criminalização da juventude, bem como fomentar a discussão e a ação para a construção de um país mais justo.
“A juventude brasileira é organizada em inúmeros grupos nas comunidades, escolas, campo, periferias, aglomerados, assentamentos, entre outros lugares. Com essa Semana Coloca-se em pauta a criminalização dos jovens com o desejo de fomentar uma grande marcha em prol da vida”, explica o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevêdo. E relata ainda que “a juventude é criminalizada todos os dias e em todos os lugares. Ela morre diariamente neste imenso Brasil. É responsabilidade de todos, organizados em mutirão, como pessoas que sonham com um mundo melhor, não permitir que isso ocorra”.
A direção da PJB explica que o desejo da juventude é que esta discussão ecoe por todos os cantos do país, se misturando ao grito do povo negro por igualdade racial, do povo indígena por justas demarcações da terra, dos pequenos agricultores por reforma agrária, dos moradores de rua por reforma urbana e de todo povo oprimido.
Informações no Setor Juventude da CNBB pelo telefone (61) 2103-8300, ou pelo e-mail (juventude@cnbb.org.br).