Há quem diga que o Brasil é um país sem visão de futuro e que não cuida dos seus futuros governantes. Visão esta centrada na criança, no adolescente e no jovem que atualmente estão em pleno desenvolvimento nas suas mais diversas funções vitais. De certa forma algumas pesquisas apontam para isso; mas nem tudo é opacidade na vida destes pequenos brasileiros, mesmo nas mais longíquas paragens deste imenso território.
Muitas instituições e dentre elas os SALESIANOS acreditam que o Brasil tem jeito. E tem jeito, do jeito que a garotada gosta: Pátios para curtir a idade que possuem, brinquedos para exercitarem o crescimento humano sadio, espaço para a aquisição da aprendizagem no relacionamento interpessoal, descoberta da segurança e da esperança por que encontram um ombro amigo.
Em São Gabriel da Cachoeira já desde os anos vinte a proposta de resgate para a cidadania entre os adolescentes e jovens é um elemento presente. De 1995 para cá intensificou-se como uma nova metodologia este trabalho educativo. Em 2005 e agora em 2006 recebe um reforço mais sitematico e provoca a sociedade local a reagir frente a proposta desafiadora de interagir com as comunidades paroquiais, escolas públicas e a família para melhor qualificação na educação dos seus filhos e das suas filhos.
As segundas, quartas e sextas mobilizam-se os monitores, todos alunos da Universidade Estadual do Amazonas-UEA; para coordenadar as energias nos dois turno(Matutino-Vespertino) dos frequentadores do Projeto Segundo Tempo no Centro Juvenil. São horas de muita animação, formação informal, oração, o tão esperado momento esportivo e uma alimentação substancial na hora do lanche.
As terças e quintas são dias de avaliar o trabalho, refletir sobre a metodologia e repropor novas investidas. Alí os monitores tem seus momentos de descontração afinal de contas ninguém é de ferro.
Aos sábados e domingos novamente os pátios se enchem(Oratório) para um animado momento esportivo e uma convivência sadia mesmo nos momentos tensos das jogadas
A aproximação com a familia dos atenditos também faz parte da ação educativa e já está no calendário o encontro FAMILIA/SERESTA para o dia 06 de outubro só para pais e mães dos atendidos em vista também da festa para o dia da criança (12/10) nos moldes do dia do estudante (11/08) e do dia do nascimento de Dom Bosco (16/08).
Vamos acreditar! e assim reconstruiremos a história com novidade.