EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Seduzido por Jesus Cristo

Ser padre para Servir: “Deixei tudo para ganhar a Cristo porque eu também fui conquistado por Ele” (Fl 3.12-13). Lema do Pe. José Francisco.

O relógio bateu 17h00 numa tarde de muito calor. Talvez fosse a melhor expressão do calor espiritual que contaminava a todos naquela tarde em Jí-Paraná. Aos poucos foram chegando os convidados: primeiro o pessoal de Porto Velho e Humaitá. Um ônibus repleto de jovens, salesianos e salesianas, que juntos vinham para se unir em oração com Francisco. Depois os familiares do nosso caro José. Cinco ônibus da distante Randolândia com os queridos pais e parentes do Francisco. Muita gente e muita alegria. A Igreja São José foi sendo ocupada pelos fiéis.

No pátio paroquial o Bispo Dom Vilar, sdb, bispo de Cárceres-MT, padres, coroinhas e auxiliares se preparavam para iniciar a celebração. O então diácono José Francisco com sua calma peculiar estava concentrado. Pe. Mendonça organiza os concelebrastes e dá inicio a procissão de entrada. Na Igreja padre José Maria faz um belo comentário sobre o significado daquele momento. O grupo de música devidamente ensaiado inicia o canto. Tudo parecia mágico e ao mesmo tempo muito real. A Igreja canta, louva a Deus e pede por aquele filho que se encaminha para o altar ladeado por seus pais.

Depois da leitura do Evangelho o diácono José Francisco é chamado e o Dom Vilar pergunta ao inspetor se ele é digno do ministério. A resposta é sim e a assembléia explode num esperado e caloroso aplauso.

O rito segue com a homilia na qual o bispo ressalta o ser do padre: profetismo, animação e a representação de Jesus Cristo. Depois pergunta ao escolhido se ele se compromete de fato com o exercício do ministério presbiteral. A cada pergunta Francisco responde com um forte e decidido QUERO. Em seguida prostra-se e todos pedem aos anjos e santos que sejam luz para aquele novo eleito. No final o bispo impõe a mão na cabeça do Francisco e os padres fazem o mesmo, assim ele se torna padre para sempre.

Recebe as vestes para a celebração eucarística e suas mãos são ungidas com óleo do crisma para perdoar, para acolher e distribuir os dons sacramentais do Senhor. Depois o abraço e acolhida do novo presbítero no presbitério acompanhado pelo aplauso da assembléia, contudo, o momento mais emocionante foi abraço dos pais. Os mesmos pais que um dia disseram: “Filho pode ir para o seminário”. Agora abraçam o filho padre com o coração cheio de alegria e as lágrimas nos olhos. O aplauso que escutamos veio carregado também de emoção e lágrimas de felicidade.

Agora ele é o padre José Francisco. Um jovem padre que deixou um dia o sítio, o campo, e foi para a cidade para conquistar o seu sonho, assim como São João Bosco. Agora ele recebe o dom do ministério para servir e ajudar a tantos outros jovens a fazerem o processo de busca e encontro do Senhor. A festa que seguiu foi a manifestação do nosso louvor a Deus e agradecimento pela coragem do padre José Francisco.

Parabéns aos pais e familiares e a toda a inspetoria por este filho que chega ao ministério presbiteral. Parabéns padre José Francisco e que a luz do Senhor te ilumina hoje, amanhã e sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀