EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

São Gabriel: Uma Parceria com a Polícia Militar e Sociedade Civil para Combater as Drogas

“…. Muitas vezes tomamos decisões erradas porque não conhecemos as verdadeiras motivações que nos fizeram agir. Porque confundimos nossas razões, e até nossos ideais, com as impressões que sobrevivem em nossas entranhas, embora ainda não tenhamos dado o nome a elas …” ( Aprendendo a Aprender- E. Paulinas – S.P/Brasil., 2004, p. 27 /Aprendizajes Vitales – Editorial Desclée de Brouwer, S. A. , 1998 Bilbao /Espanha). A partir desse pré-suposto entendemos que podemos nos transformar em uma caixa de surpresa quando não nos conhecemos ou não fazemos o esforço constante para que seja esse o nosso mote de condução cidadã.

Se para os adultos se torna difícil ou até impossível esse procedimento de que não entender os adolescentes e jovens que nem sempre estão sob a guarda permanentes de suas famílias e instituições, cuja tarefa é zelar por esta parcela da sociedade. É nesta esteira que o Programa de Erradicação e Combate as Drogas e a Violência (PROERD) conduzido por policiais militares preparados e sensíveis, no combate aos desmandos na educação, se comprometem e com a parceria da sociedade civil, em trabalhar para propor à criançada das Instituições de educação públicas e privadas de São Gabriel, um caminho que não os leve aos perigos da dependência química, quer de bebidas alcoólicas, quer de outras propostas do mesmo nível.
Assim sendo, o Centro Juvenil Salesiano de São Gabriel, cedeu espaço e acompanhou de perto a proposta do PROERD, favorecendo as estruturas básicas para que o programa seja bem desenvolvido, bem como atendendo aos seus monitores e protagonistas no aspecto pedagógico.


Para alegria e compreensão por parte das famílias, na quinta, 14 de junho, o programa encerrou e entregou certificados de participação aos 300 alunos das quartas séries das Escolas Dom Bosco que funciona nas dependências do Centro Juvenil (04 Turmas), Escola Municipal irmã Inês Penha (02 Turmas) e Escola Municipal Dom Miguel Alagna (03 Turmas).

Como Centro Juvenil a nossa participação foi acolhê-los: Pais, mães, autoridades, alunos e professoress. Coordenar as ações, construção do certificados, acompanhamento pedagógico junto aos militares que monitoram o curso, mais, ouvindo que impostação dos processos, foi mostrar a capacidade de acolhida da idéia e ajudá-los no que for possível, continuando a colaborar como filhos de Dom Bosco.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀