EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

São Gabriel da Cachoeira: Centro Juvenil e Escola Estadual Dom Bosco em parceria na construção pascal de seus alunos e alunas.

“Construir significa ter um projeto definido e esse projeto chama a si também a utopia que por sua vez provoca o sentimento positivo para “… nunca perder a ilusão, para não se conformar com as pequenas conquistas, para superar a tentação da rotina, da acomodação, de mediocridade, da desesperança.



A utopia compreende esperar, se compromete e se transforma em ousadia e força para enfrentar os novos desafios. É nessa matriz verdadeira que a educação pega carona porque é uma tarefa humanizadora capaz de atingir as fibras mais sensíveis da pessoa humana, convidando-a para a coragem do serviço, do saber solidário, da postura que liberta das amarras do egoísmo, do centrismo e da tendência à acomodação.


Com essa postura reflexiva que os educadores ligados às atividades desenvolvidas no CJ de São Gabriel, a partir da dimensão escolar (agora com a Escola Dom Bosco em suas dependências), do esporte sistematizado (considerando as escolas esportivas de Futsal e Oratório), dos cursos semi-profissionais existentes, celebraram junto aos atendidos e seus familiares, o ABRIL DE NOVIDADES, MUDANÇAS E COMPROMISSO DE RESGATE.



Em um só encontro, no dia 27 de abril, foi celebrada a páscoa de alunos, pais e educadores. Considerando que estamos em uma área de povos indígenas, e que no calendário civil a eles também é dedicado o dia 19 de abril de cada ano, foram lembrados com danças, histórias e lendas. Na sequência das apresentações após a celebração eucarística, belamente conduzida pelo Tirocinante Sandoval e seus nove (09) pupilos vocacionados á vida salesiana, não se podia deixar de lembrar o maior instrumento da aprendizagem para a fala e para a escrita, o “LIVRO” que se comemora o seu dia a cada 18 do mês de abril.



O encontro festivo e educativo foi concluído no refeitório do Centro Juvenil com um lanche caprichado para todos (pais, mães, alunos, professores, educadores das oficinas e vocacionados )recheado com suco e pão doce, produzido pelos alunos da padaria do centro.



Ao final de qualquer atividade, sabemos que: “… Não poderemos preparar nossos alunos para construir amanhã o mundo de seus sonhos, se já agora não acreditarmos nesses sonhos. Não poderemos prepará-los para a vida, se não crermos nela. Não poderemos mostrar o caminho, se nós sentarmos, cansados e desorientados, na encruzilhada dos caminhos…’ (ESCLLARIN,A.P.)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀