EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SÃO GABRIEL-CENTRO JUVENIL: SALESIANIDADE PARA OS COLABORADORES

O Centro Juvenil vem desenvolvendo junto aos seus colaboradores e familiares dos alunos um plano de aprofundamento sobre a salesianidade, elemento constituinde indispensável no processo educativo oferecido aos adolescentes e jovens atendidos.


O aspecto motivador deste encontro residiu no significado do que vem a ser o “Sistema Preventivo” considerando os desafios atuais,em especial a partir da clientela atendida hoje no centro que demonstra a tendencia para a aceitabilidade acritica dos contra valores que circundam a vida de cada um/a.


Considerando que Dom Bosco nos indicou caminhos através do metodo educativo que passa pela prevenção, o encontro quis transmitir aos seus participantes a significatividade de que esse instrumento pedagógico “…é o nosso modo de viver e trabalhar para comunicar o Evangelho e trazer de volta ao bem os jovens, com eles e por meio deles…”(C 20).



No clima dessa reflexão refletiu-se sobre a construção da proposta pedagógica a partir dos encaminhamentos iniciados já em 2005 e continuados pela equipe atual. A contribuição de todos fez nascer o primeiro texto que tenta compor-se de um plano de ação educativo, a partir das orientações do POI inspetorial, indica os caminhos a serem percorridos para:



*a construção do Projeto Comunitário dos SDB,
*a descobertas das estratérgias aserem adotadas nas atividades ora desenvolvidas,
*voltar-se para o resgate do Oratório festivo aos finais de semana,
*desenvolver a ação educativa também a partir dos MCS no municipio (o que já vem sendo desenvolvido através da emissora de Radio FM da Associação “Novo Milenio” com a articulação da Diocese de S. Gabriel). Dentre outros em estudo.



A conlusão veio a partir do final do Artico 20 das Constinuições Salesianas que diz: “…O Sistema Preventivo impregna o nosso relacionamento com Deus, inpregna as relações pessoais e inpregna a vida de comunhão no exercício de uma caridade que sabe fazer-se amar…” C20



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀