EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SÃO GABRIEL-CENTRO JUVENIL: SALESIANIDADE PARA OS COLABORADORES

O Centro Juvenil vem desenvolvendo junto aos seus colaboradores e familiares dos alunos um plano de aprofundamento sobre a salesianidade, elemento constituinde indispensável no processo educativo oferecido aos adolescentes e jovens atendidos.


O aspecto motivador deste encontro residiu no significado do que vem a ser o “Sistema Preventivo” considerando os desafios atuais,em especial a partir da clientela atendida hoje no centro que demonstra a tendencia para a aceitabilidade acritica dos contra valores que circundam a vida de cada um/a.


Considerando que Dom Bosco nos indicou caminhos através do metodo educativo que passa pela prevenção, o encontro quis transmitir aos seus participantes a significatividade de que esse instrumento pedagógico “…é o nosso modo de viver e trabalhar para comunicar o Evangelho e trazer de volta ao bem os jovens, com eles e por meio deles…”(C 20).



No clima dessa reflexão refletiu-se sobre a construção da proposta pedagógica a partir dos encaminhamentos iniciados já em 2005 e continuados pela equipe atual. A contribuição de todos fez nascer o primeiro texto que tenta compor-se de um plano de ação educativo, a partir das orientações do POI inspetorial, indica os caminhos a serem percorridos para:



*a construção do Projeto Comunitário dos SDB,
*a descobertas das estratérgias aserem adotadas nas atividades ora desenvolvidas,
*voltar-se para o resgate do Oratório festivo aos finais de semana,
*desenvolver a ação educativa também a partir dos MCS no municipio (o que já vem sendo desenvolvido através da emissora de Radio FM da Associação “Novo Milenio” com a articulação da Diocese de S. Gabriel). Dentre outros em estudo.



A conlusão veio a partir do final do Artico 20 das Constinuições Salesianas que diz: “…O Sistema Preventivo impregna o nosso relacionamento com Deus, inpregna as relações pessoais e inpregna a vida de comunhão no exercício de uma caridade que sabe fazer-se amar…” C20



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀