EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

São Francisco de Sales e São João Bosco

Nos confusos momentos da historia da humanidade Deus suscita homens e mulheres capazes de ler os sinais dos tempos. Na segunda metade do século XVI, exatamente em 1567, nasceu São Francisco de Sales, na Sabóia, França. O contexto histórico religioso era aquele da reforma protestante. Francisco cresceu neste ambiente e se tornou advogado. Aos poucos foi descobrindo o chamado de Deus, tornou-se padre e depois bispo de Genebra.


Religioso de fé profunda, discernimento e paciência. Nunca tomou posse da catedral de Genebra porque os calvinistas ocuparam a mesma. Aliás, até hoje eles estão lá. Mesmo assim o bispo de Genebra não se intimidou. Trabalhou com esmero na evangelização. Escrevia folhetos sobre a doutrina da igreja e entregava pessoalmente nas ruas e nas casas. Foi diretor espiritual de muitas pessoas e escreveu duas obras clássicas de espiritualidade: Introdução à vida devota e o Tratado do amor de Deus.

A preocupação de Francisco era ajudar o cristão a expor-se a Deus sem medos e reservas seguindo o caminho da descoberta da beleza do Senhor. Num contexto de lutas religiosas e animosidades, Francisco procurou a concórdia. Podemos dizer que foi um dos primeiros a tentar dialogar com os protestantes. Muitas vezes teve a vida ameaçada, sofreu provocações, perseguições, mas soube manter a tranqüilidade pessoal e de sua comunidade. Foi pioneiro na comunicação utilizando escritos com textos bíblicos numa época de difícil acesso à Palavra de Deus. Fundou o Instituto religioso das irmãs da Visitação com o objetivo de criar pontes entre a igreja e os mais pobres.

O que ainda permanece de São Francisco de Sales? Hoje o mundo se desenvolve muito rapidamente. As tecnologias encurtam as distancias e temos muitas possibilidades e comodidades, contudo, o ser humano é carente de bens não-materiais.As luzes da atualidade cegam o ser humano, tornando-0 inconsistente, volúvel e frágil. A herança de Francisco de Sales é a redescoberta das coisas pequenas: a felicidade, a alegria, a generosidade, a persistência, a tolerância, a alteridade, o amor ao diferente, a ousadia.

No século XIX, no ano de 1815 nasceu João Bosco, no lugarejo dos Becchi, Turim, Itália. Camponês, órfão aos 2 anos e cheio de sonhos, lutou com garra para sobreviver a todas as forças contrarias que o impediam de crescer e realizar suas metas. Aos 26 anos, porém, foi ordenado padre. Mudou-se para Turim, uma cidade em transformação urbano- industrial. O padre João Bosco começou a ver o resultado do progresso: jovens abandonados nas ruas e nas praças, explorados nos canteiros de obras, sem escola, saúde, salário. Até a igreja os abandonara. Eram meninos e jovens em situação de risco social e religioso. Com eles no ano de 1841 Dom Bosco começa uma atividade associativa, religiosa e social. Reunia a garotada para brincar, falar de Deus e criar amizades. Para eles organizou escola profissional e lhes deu um teto para morar com dignidade.



Num contexto também de lutas religiosas e políticas Dom Bosco inspirou-se no bispo de Genebra para manter vivo o seu espírito de caridade e fraternidade. Aos primeiros salesianos ele disse: Nos chamaremos salesianos em homenagem a São Francisco de Sales. O santo da amabilidade e da paciência. Dom Bosco sabia que o trabalho com jovens pobres exigiria de seus salesianos a preventidade, a cordialidade e a tolerância. Tudo isto é tão atual em nossos dias que chegamos a tocar por instantes a inspiração de Deus na forma ousada e profética do agir de Dom Bosco e Francisco de Sales.



O que podemos colher ainda hoje em São João Dom Bosco e São Francisco de Sales? A ousadia dos sonhadores, a amabilidade dos fortes, a criatividade do que sabem transgredir sem violência e pedantismo. Ambos viveram em contextos diferentes, mas foram pioneiros da comunicação, do diálogo religioso, do amor a igreja e do zelo apostólico. A ambos o nosso hino de louvor neste dia 24/01 – São Francisco de Sales – e dia 31/01 – São João Bosco – Muito obrigado Senhor pelo carisma salesiano!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀