Por Vívian Marler / Pascom Santuário Arquidiocesano São José Operário* –
Na manhã de hoje (17) o Santuário Arquidiocesano São José Operário, no bairro da Praça XIV, em Manaus, foi palco do Encontrão dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPPs) do setor Centro Histórico da Arquidiocese de Manaus.
Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na formação sobre o Documento 105 (Doc105) sobre Cristãos Leigos e Leigos na Igreja e na Sociedade, que tem como objetivo evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelo pobre, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
O formador, Edmilson Mota de Brito, da Paróquia Santa Cruz, do setor Alvorada, falou da importância do encontro “O encontro hoje foi muito importante, pois servirá para encorajar os leigos a formarem em suas paroquias as pastorais do leigo”, disse.
Para Frei Paulo, pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis, o Doc 105 fala do compromisso do leigo na Igreja e na sociedade “
Para Frei Paulo, pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis, o Doc 105 fala do compromisso do leigo na Igreja e na sociedade “A Igreja não está fora da sociedade, os leigos e leigas tem que sair da suplência e exercer o compromisso de batizados e batizadas, somos cristãos e temos a mesma fé, e é esta que temos de levar ao nosso cotidiano, no nosso na lazer, no trabalho, no compromisso pastoral, encontro com as pessoas e na amizade testemunhando a nossa fé e o nosso batismo, sempre nos comprometendo sempre mais” explicou”.
“Precisamos deixar de ser quebra-galho na Igreja, e colocar em prática o que recebemos através do Batismo. Assim como o padre tem seu papel dentro da Igreja, nós leigos também temos o nosso, pois somos a comunhão e a unidade, sempre seguindo os direcionamentos do Papa Francisco, sem passar por cima do sacerdote”, falou Lucia Matos, coordenadora da Pastoral Litúrgica da Paróquia Dom Bosco ao final do encontro.
Estiveram presentes, membros das pastorais das paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Remédios, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião e São Francisco de Assis, e Santuário Arquidiocesano São José Operário.
*Participou deste matéria/fotos José Lima