EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Santas Missões Populares

Manicoré/AM – Após 10 anos da realização das Santas Missões Populares (SMP) em Manicoré, a assembléia paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do final do ano de 2010, definiu 2011, como o ano Missionário Paroquial e assumiu como compromisso principal a promoção de mais uma edição das SMP na cidade e no interior.

Em seguida a idéia também se estendeu à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora que, neste ano, comemora 25 anos de existência.

O que são as SMP?
O padre Luis Mosconi, fundador dessa metodologia pastoral, assim se expressa: “é uma intensa, extensa e fervorosa campanha missionária que desperta e convoca!; é uma “sacudida” especial contra a rotina, a repetição e a acomodação da vida das comunidades; é um grande retiro espiritual popular; é uma experiência profunda, existencial e envolvente com o Deus da vida e da liberdade; é um tempo especial para cultivar entre nós relações pessoais bem sinceras, verdadeiras e solidárias; é um grande mutirão de evangelização e em defesa da vida de todos; é um tempo especial de profecia (projeção) e renovação da vida espiritual das comunidades; é um tempo especial de intensa e bonita vivência eclesial; é um tempo especial de animação pastoral que estimula a conversão; é uma experiência de formação cristã e de vivência da fé que nos faz retomar o sentido da nossa vida”.

O significado do nome:
– SANTAS: porque são dias de uma intensa experiência da Graça de Deus: é um tempo favorável, um tempo especial de salvação (cf. 2Cor, 6-2);
– MISSÕES: porque é tempo de andar, de ser enviado, de caminhar, carregando e testemunhando a mesma missão de Jesus (cf. Lc 4, 14-21);
– POPULARES: porque acontecem no meio do povo e a partir dos anseios e das lutas do povo por mais vida e dignidade. É a partir desse lugar social que elas convidam a todos para a conversão e transformação. Procuram assim seguir o mesmo estilo e opção de Jesus (cf. Lc 5,1; 6,17-26).

Desde o ano 2007, com a realização da V Conferência dos Bispos da América Latina em Aparecida, as nossas comunidades católicas foram convocadas a estarem “em estado permanente de missão” (DA 551).

Processo de preparação:
As SMP estão previstas para acontecerem no mês de novembro, de dia 17-27 de novembro do corrente. Para que possam dar bons frutos, como almejamos, sua preparação está sendo levada a sério.

No início do mês de janeiro, numa grande assembléia envolvendo as lideranças das duas paróquias, foram formados quatro grupos de trabalho, a saber: infra-estrutura, acolhida, comunicação, animação- litúrgica. Elegeu-se uma comissão central que deverá acompanhar, incentivar, apoiar e orientar o trabalho das comissões. Imediatamente, com a preocupação de que fossem efetivadas as idéias emergidas, o padre Bira, pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores, organizou um calendário de reuniões para as comissões e equipe central. As coisas caminhando e, aos poucos, as dificuldades estão sendo superadas.

As SMP estão programadas para acontecerem no período de 17–27 de novembro do corrente (2011). Todavia, para que possamos promover as SMP é necessário que preparemos missionários, ou seja, voluntários que, nos dias previstos, se dediquem de corpo e alma à evangelização. Programamos três grandes retiros para a formação espiritual desses missionários, da cidade e do interior. Estamos contando com a participação de mais ou menos 450 líderes em cada evento. As datas previstas para os retiros são: I Retiro: de 14-16 de abril; II Retiro: de 27-29 de maio; III Retiro: de 05-07 de agosto.

Os assessores convidados para a assessoria dos retiros fazem parte da equipe nacional de promoção das Santas Missões Populares: padre Firmino Spiegel, Pe. Luis Mosconi e senhora Clemilda Alves. Um grande roteiro de conteúdo formativo está sendo previsto. Será a ocasião de um intenso movimento de formação teológica e espiritual dos líderes participantes.

Com a realização das SMP esperamos um novo Pentecostes para as nossas comunidades, a fim de que por meio do Espírito Santo, se renove em todas elas, a alegria de serem Católicas e sejam mais comprometidas na construção de uma vida mais saudável em suas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀