EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Santa Maria, mãe de Deus

No dia 01 de janeiro a Igreja católica celebra a festa solene de santa Maria Mãe de Deus. A festa nos recorda o Concilio de Éfeso, realizado num clima tenso de disputas entre o Ocidente e o Oriente cristão. A sociedade civil nos lembra também o dia mundial da paz e o inicio do novo ano. São três datas importantes. Todas unidas formam o tripé de intenções para os inícios de 2007. O que esperamos deste novo ano? Quais nossos sonhos? Trata-se somente de uma virada no calendário? A realidade não muda com a passagem do ano. Contudo a esperança renasce. Então, o que nos inspiram as festas no inicio de 2007?

1. Maria, Mãe de Deus: a devoção do povo católico a Maria está cravada no coração da Igreja mesma. Ela nos leva a Jesus: Façam tudo o que ele mandar! A Igreja primitiva começou a venerar Maria ainda viva, era conhecida como a mãe de Jesus (Atos 1,1ss). Ela estava nas bodas de caná, aos pés da cruz e na oração da Igreja em pentecostes. Infelizmente as divisões no cristianismo atingiram também a devoção a Maria. Os evangélicos tradicionais da reforma (Luteranos, Anglicanos, Presbiterianos, etc) sentem por Maria respeito, inclusive os Mulçumanos; os evangélicos pentecostais e neopentecostais (Assembléia de Deus, Batistas, Restauração, Universal do Reino de Deus, etc.) são indiferentes e até ofensivos para com a mãe de Deus. Não consigo entender tanto rancor contra aquela que Lucas e Isabel chamam de bem-aventurada (Lc 1,40.47s). Maria é mãe presente na vida da Igreja de forma discreta e solidária. Sendo mãe de Jesus histórico, o Verbo de Deus encarnado, ela trouxe no ventre o criador, o Deus de sempre cujo espírito pairava sobre as águas (Gen 1,1ss). Como ela cremos no Deus que liberta e exalta os humildes.


2. Dia Mundial da Paz: a paz tem novo nome: solidariedade. Não podemos imaginar um mundo de paz ao lado das injustiças institucionalizadas: fome, falta de moradia, desemprego, disparidade salarial, corrupção, violência, guerras, terrorismo, crime organizado, etc. No Brasil assistimos perplexos a caída vertiginosa da ética na política. Muitos parlamentares envolvidos em crimes, roubos, esquemas mafiosos e quadrilhas. Os deputados federais e senadores tentaram aumentar o próprio salário em 91%, belo presente de grego; enquanto o povão vive na miséria de um salário mínimo. A questão não é o quanto deve ganhar um político, mas o que faz um político pelo bem comum. Que uma sociedade mais solidária seja possível.



3. O ano novo: com o inicio do ano teremos o segundo mandato do presidente Lula e a chegada de novos parlamentares; a Campanha da fraternidade que tratará da questão da Amazônia; a 5a Conferencia do Episcopado latino-americano que realizar-se-á em Aparecida; a presença do Papa Bento XVI no Brasil; os jogos olímpicos no Rio. Muitas atividades acontecerão ano de 2007. Oxalá tenhamos a dita de ver as promessas de um segundo mandato federal e estadual sem corrupções e mais trabalho no social.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre as ASAS da ESPERANÇA

A MENSAGEM DO VIGÁRIO DO REITOR-MOR, P. Stefano Martoglio Com muita simplicidade, tranquilamente e em total continuidade, permanecendo no meu serviço de Vigário, nos próximos meses

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀