EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Santa Maria, mãe de Deus

No dia 01 de janeiro a Igreja católica celebra a festa solene de santa Maria Mãe de Deus. A festa nos recorda o Concilio de Éfeso, realizado num clima tenso de disputas entre o Ocidente e o Oriente cristão. A sociedade civil nos lembra também o dia mundial da paz e o inicio do novo ano. São três datas importantes. Todas unidas formam o tripé de intenções para os inícios de 2007. O que esperamos deste novo ano? Quais nossos sonhos? Trata-se somente de uma virada no calendário? A realidade não muda com a passagem do ano. Contudo a esperança renasce. Então, o que nos inspiram as festas no inicio de 2007?

1. Maria, Mãe de Deus: a devoção do povo católico a Maria está cravada no coração da Igreja mesma. Ela nos leva a Jesus: Façam tudo o que ele mandar! A Igreja primitiva começou a venerar Maria ainda viva, era conhecida como a mãe de Jesus (Atos 1,1ss). Ela estava nas bodas de caná, aos pés da cruz e na oração da Igreja em pentecostes. Infelizmente as divisões no cristianismo atingiram também a devoção a Maria. Os evangélicos tradicionais da reforma (Luteranos, Anglicanos, Presbiterianos, etc) sentem por Maria respeito, inclusive os Mulçumanos; os evangélicos pentecostais e neopentecostais (Assembléia de Deus, Batistas, Restauração, Universal do Reino de Deus, etc.) são indiferentes e até ofensivos para com a mãe de Deus. Não consigo entender tanto rancor contra aquela que Lucas e Isabel chamam de bem-aventurada (Lc 1,40.47s). Maria é mãe presente na vida da Igreja de forma discreta e solidária. Sendo mãe de Jesus histórico, o Verbo de Deus encarnado, ela trouxe no ventre o criador, o Deus de sempre cujo espírito pairava sobre as águas (Gen 1,1ss). Como ela cremos no Deus que liberta e exalta os humildes.


2. Dia Mundial da Paz: a paz tem novo nome: solidariedade. Não podemos imaginar um mundo de paz ao lado das injustiças institucionalizadas: fome, falta de moradia, desemprego, disparidade salarial, corrupção, violência, guerras, terrorismo, crime organizado, etc. No Brasil assistimos perplexos a caída vertiginosa da ética na política. Muitos parlamentares envolvidos em crimes, roubos, esquemas mafiosos e quadrilhas. Os deputados federais e senadores tentaram aumentar o próprio salário em 91%, belo presente de grego; enquanto o povão vive na miséria de um salário mínimo. A questão não é o quanto deve ganhar um político, mas o que faz um político pelo bem comum. Que uma sociedade mais solidária seja possível.



3. O ano novo: com o inicio do ano teremos o segundo mandato do presidente Lula e a chegada de novos parlamentares; a Campanha da fraternidade que tratará da questão da Amazônia; a 5a Conferencia do Episcopado latino-americano que realizar-se-á em Aparecida; a presença do Papa Bento XVI no Brasil; os jogos olímpicos no Rio. Muitas atividades acontecerão ano de 2007. Oxalá tenhamos a dita de ver as promessas de um segundo mandato federal e estadual sem corrupções e mais trabalho no social.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀