EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SALESIANOS PARTICIPAM DE CONGRESSO DA ANEC EM BELO HORIZONTE

Por Pe João da Silva Mendonça Filho, sdb / Inspetoria São Domingos Sávio –

Salesianos e leigos da Inspetoria São Domingos Sávio, na Amazônia, estiveram presentes no 4º Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, em Belo Horizonte, de 19 a 21/07, que teve como tema “Educação Católica e os desafios do século 21, debater e presente para construir o futuro”.

O 4° Congresso da Anec terminou na tarde de hoje (21), e fez com que os presentes fossem provocados sobre os desafios do presente e do futuro que necessitam de maior ousadia e criatividade, sobretudo para sair da idade média de nossa ação educativa para a idade da mídia.

A educação católica está diante de um país complexo que vive um contexto adverso à educação. Educar, portanto será um exercício cada vez mais exigente na construção de um processo civilizatório numa realidade acelerada, líquida e ansiosa.

Foram apresentados elementos que podem ajudar os representantes das escolas católicas a pensar a educação:  A Educação católica para a responsabilidade social, que ajudará os educandos no compromisso pela mudança; a Educação em saída, fazendo com que as pessoas saibam encontrar o outro; o Resgate da ética; o Saber discernir a luz do Espírito Santo; a Experiência do encontro na relação afetiva; a Construção da igualdade na diversidade; o Educar evangelizando na narrativa Querigma; Ser católica, universal, educar para cidadania ativa; Educar na idade da mídia.

Foi lembrado que o tempo é de graça de Deus, e que as pessoas tem que avançar para unir o país, pois vive-se em um novo e complexo mundo, com liquide cultural, com isso o educar transforma-se em um desafio concreto para a Igreja e não se pode ter medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀