EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SALESIANOS EXPRESSAM A ALEGRIA EM TER PADRE EDMILSON CANAVARROS COMO O NOVO BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE MANAUS

Por COMSOC/ ISMA/ Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul e Arquidiocese de Manaus –

Nesta quarta-feira, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco nomeou o padre Salesiano Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O anúncio foi divulgado no “L’Osservatore Romano” – órgão oficial de comunicação do Vaticano.

Monsenhor Edmilson Canavarros dos Santos pertence à Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) e atualmente é diretor da Obra Social Paulo VI, em Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. As datas de sua ordenação episcopal e posse na Arquidiocese ainda serão definidas.

Para o Inspetor da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, Pe Francisco Alves de Lima (pe. Chicão), a nomeação episcopal do Pe. Edmilson foi recebida com muita alegria por todos os Salesianos na Amazônia “Recebemos com alegria e espirito de família a noticia de que o padre Edmilson Canavarros foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Manaus. Dom Bosco sempre quis os seus filhos identificados por um profundo amor à Igreja, os seus pastores e, de modo particular o povo simples e os jovens pobres! A chegada do padre Edmilson a Manaus será uma ocasião para abraçar esta Igreja e somar forças com todos aqueles que se dedicam a construção do Reino! A família salesiana presente em Manaus acolhe este nosso irmão e agora também pastor com muita fraternidade! Sinta-se em casa pois o povo que habita essa terra tem as portas e o coração escancarados para aqueles que vem em nome do Senhor” finaliza o inspetor da ISMA ao dar as boas vindas ao novo bispo auxiliar de Manaus.

O inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos expressou sua alegria com a nomeação de padre Edimilson “Queremos expressar nossa profunda alegria e nos unir ao nosso irmão, Pe. Edmilson, celebrando o anúncio desta grande e importante noticia para nossa Inspetoria, nossa Congregação e nossa Igreja. Queremos parabenizá-lo pela nomeação episcopal, assegurar-lhe nosso afeto fraterno e nosso continuo apoio“, desejou o Inspetor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (Missão Salesiana de Mato Grosso).

TRAJETÓRIA VOCACIONAL

Padre Edmilson Tadeu é natural de Corumbá (MS), nascido no dia 3 de dezembro de 1967. É o oitavo filho dentre os doze do casal Jacinto dos Santos (falecido) e de Elirene Canavarros dos Santos. Estudou no Colégio Santa Teresa em Corumbá, onde, na convivência com os salesianos, foi despertada sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba- São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) e foi ordenado sacerdote 7 de dezembro de 1996.

Fez Filosofia na Obra Social Paulo VI, em Campo Grande (MS), de 1988 a 1990; e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de 1993 a 1996, onde aprofundou sua vocação sacerdotal para o bem da juventude e a promoção humana dos mesmos, praparando-se para dedicar-se como sacerdote aos jovens através do anúncio do Reino de Deus.

Padre Edmilson Canavarros é formado em Educação, participou de cursos de pós-graduação de acompanhamento espiritual, ética sexual e espiritualidade salesiana.

Em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande, foi ordenado padre, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS), de 1997 a 1998. Fez experiência de estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) na Itália, mas em seguida foi transferido para o aspirantado do Instituto São Vicente, em Campo Grande, assumindo a direção do mesmo de 1999 a 2002, nesse tempo também lecionou no Instituto de Teologia (ITEL), na Regional Oeste 2.

Em julho de 2002 foi transferido para a Lins, em São Paulo, para assumir como diretor geral do colégio salesiano e faculdades salesianas, até abril de 2004. Em 2004 foi ao Instituto Teológico Pio XI para colaborar com a formação presbiteral dos salesianos, de 2005 a 2008 assumiu a direção deste instituto e no segundo semestre de 2008 foi nomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianos como Vice-Provincial da Missão Salesiana de Mato Grosso.

De 2010 a 2014, assumiu a direção do pós-noviciado, em 2013 tornou-se diretor do Instituto São Vicente e em 2014 assumiu a direção da Obra Salesiana de Corumbá. Em 2014 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, até os dias atuais onde também dirige a Obra Social Paulo VI, em Campo Grande.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀