EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Salesianos e leigos reunidos para 3ª fase do curso de Formação de Docentes em Salesianidade

 
A vice-diretora acadêmica da Faculdade Salesiana Dom Bosco – FSDB, Meire Botelho, está desde o início do mês em Quito, no Equador, participando da terceira fase do Curso de Formação de Docentes em Salesianidade. Serão 20 dias dedicados aos estudos sobre Dom Bosco e sua importância para a Igreja e a Congregação Salesiana. Abaixo, segue um relato da educadora sobre os primeiros dias do encontro.

Por Meire Botelho

Estamos no Centro Salesiano Regional de Formação Permanente, em Quito, cursando o Terceiro Nível do Curso de Formação de Docentes em Salesianidade, que faz parte da dinâmica de formação conjunta proposta pelo Reitor Mor, para salesianos e leigos. Nosso grupo é formado por 29 pessoas. Temos aqui 11 salesianos padres, 01 coadjutor, 03 F.M.A, 17 leigos Professores, Coordenadores, Diretores(as), de Escolas, Faculdades, Obras Sociais… Desta vez, Pe. Mendonça e eu estamos tendo a grata alegria de convivermos com outros brasileiros: O Ir. Amiranda da CISBRASIL e os padres Pereira e Giancarlo, da Inspetoria do Nordeste. O Universo do Ensino Superior Salesiano, neste nível do curso, está representado pela Faculdade Salesiana da Bolívia e a nossa, de Manaus. Estão representadas 16 inspetorias.

Na palestra de abertura, Pe. Jaime Morales, Diretor do Centro nos disse, dentre outras palavras, que: “A nossa presença não é somente uma casualidade que nos tem concedido os nossos inspetores, mas estamos respondendo a um chamado de Deus para compreendermos melhor a vida, a obra, a pessoa de Dom Bosco e a herança que ele nos deixou: A Congregação Salesiana”.

Nossos estudos se iniciaram em 01 de novembro e vão até o próximo dia 21. Teremos 13 Núcleos de Estudos, todos com base cientifica sobre a vida de D. Bosco e o que ele significou para a Igreja e a Congregação. Estudaremos os aspectos Históricos, políticos, sociais e religiosos dos tempos de Dom Bosco na Itália, entre os anos 1861 e 1888. Dentre as temáticas que estamos estudando e estudaremos, estão previstos: O Contexto Político Religioso e Social da Itália entre 1861 a 1888. A aprovação da Sociedade Salesiana. A aprovação das Constituições. A Obtenção dos privilégios. Dom Bosco e o Arcebispo de Turim. Do Oratório a Educação Escolar Formal. Das Escolas de Artes e Ofícios às Escolas Profissionais. Os Leigos e o Clero Secular no Projeto Operativo de Dom Bosco. O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Dom Bosco e o começo das Missões Estrangeiras. As mediações de Dom Bosco entre o Estado e a Igreja. A Experiência Mariana de Dom Bosco. As Viagens de Dom Bosco ao Estrangeiro. A última enfermidade e a morte de Dom Bosco.

A proposta de estudos prevê o conhecimento, com rigor cientifico, teológico e metodológico, dos últimos 27 anos de vida de Dom Bosco, a partir da fundação da Sociedade de São Francisco de Sales e das Primeiras profissões Religiosas de seus sócios, até a sua morte em 1888.

Já tivemos um panorama do contexto religioso e sócio-político da Itália que abarca o processo de organização e estabilização do Estado Unitário e sua política colonialista na África e, a partir de 1876, quando inicia o governo da Esquerda Democrática, a atenção aos múltiplos problemas sociais advindos da industrialização, da crescente depauperizaçao das classes populares, da organização do movimento operário. Já fizemos uma retrospectiva a respeito da orientação anticlerical do Estado e das objeções à aprovação da Sociedade Salesiana e das suas Constituições. Dentre as aulas, com vários recursos e dinâmicas, revisamos historicamente o reinado de Victor Manuel II e dos Partidos Políticos dominantes: A Direita Histórica, representada por Liberais Moderados que seguiam a Política Cavouriana e a Esquerda, composta por democráticos de inspiração republicana. Concomitantemente aos fatos históricos, vamos (re)conhecendo os fatos religiosos, com a publicação das várias encíclicas e a atuação dos pontífices, bem como a luta de Dom Bosco para conseguir a aprovação da Congregação e das Constituições. Como se sabe, passaram-se 16 anos desde quando em Valdocco, Dom Bosco escreveu os primeiros borrões sobre essas Cnstituições, até a aprovação delas, por Pio IX, em 03 de abril de 1874. (Logo mais, deveremos apresentar a resposta aos exercícios sobre os objetivos buscados por Dom Bosco com a aprovação das Constituições, as objeções da Diocese de Turim e de Roma e as vitórias alcançadas por ele neste período. Como Trabalho em Grupo, devemos elaborar subsídios para apresentar este tema aos Jovens, aos Docentes e a Família Salesiana. Fui designada para o grupo que deverá apresentar o tema aos docentes, mas também estou no Grupo de Trabalho “Registros e Memórias”, o que me permitirá ter acesso aos arquivos eletrônicos de todos os grupos, para organizá-los e repassá-los ao Centro Salesiano”, que por sua vez, organizará em CD para todos os participantes.

Os primeiros estudos e reflexões deste Nível do Curso, objetivam nos fazer compreender o sentido e o alcance das opções de Dom Bosco. Segundo o Pe. Fernando Peraza, um dos maiores estudiosos latino-americanos em questões relativas à Salesianidade, sem a compreensão correta do contexto histórico, a mensagem carismática e pedagógica de Dom Bosco pode ser subvalorizada. Na opinião deste especialista, duas dificuldades devem ser superadas: o MITO e a IGNORANCIA, pois ignoramos ou conhecemos muito superficialmente costumes, personagens e fatos importantes para a compreensão de Dom Bosco. Aprendemos ainda que o mito do “Rissorgimento” (Ressurgimento da Itália unida) nos cria imagens falsas que nos impede de conhecermos com mais precisão, a realidade vivida por Dom Bosco. Este mito se desdobra em outros três, que são:

1: A Itália, como península unida e unitária, jamais existiu, portanto, jamais poderia ressurgir. Os romanos invadiram e dominaram os demais povos da Península até criar o Império Romano, porém nunca foi a Península, por si mesma, uma Unidade racial, cultural e política. O próprio Dom Bosco via a Sicilia tão distante quanto a África. Em seus escritos, quando anuncia as Missões, fala de ir à África e “inclusive”a Sicilia.

2: Outro mito nasce do inconsciente italiano coletivo, que se considera herdeiro do Império Romano. Assim, tende a exagerar o valor de seus gestos elevando-os a grado heróico. Aqui, estudamos também sobre Garibaldi, considerado o “herói dos dois mundos”(America e Europa).

3. Por fim, também se considera mito as obras introduzidas nas Escolas Elementares Italianas, como “Coração” publicada em 1886 por Edmondo de Amicis. Obra de cunho ideológico criada para camuflar alguns fatos vergonhosos do contexto histórico e justificar o Ressurgimento.

Estamos revendo os fatos históricos da Europa dos tempos de Dom Bosco, não somente da Itália, mas de outros lugares que de alguma maneira influenciaram o nosso Fundador. Nos tem sido dada a oportunidade de estudarmos com afinco, conhecendo com mais profundidade o perfil espiritual e apostólico de Dom Bosco. De minha parte, sou grata a Deus e a nossa inspetoria pela oportunidade. Espero partilhar, como tenho feito, os conhecimentos adquiridos neste curso.

Hoje pela manha, Pe. Mendonça autografou aqui o seu livro A CORDA BAMBA E A CERTEZA: O SANTO DOM BOSCO. É prazeroso constatar produções de nossa Inspetoria rompendo as barreiras geográficas e contribuindo com a formação de salesianos consagrados e leigos da America.

Oxalá tenhamos aqui, nas próximas turmas, se qualificando em Salesianidade para atuar como multiplicadores, uma representatividade maior da nossa e de outras inspetorias do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀