EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Salesianos do Brasil se reúnem para o Quinquênio em Campo Grande (MS)

Nesta semana, de 18 a 21 de abril, 54 padres e irmãos Salesianos das diversas inspetorias do Brasil se reuniram para o encontro do Quinquênio, no Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS). Desta vez, a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) foi a responsável por acolher os participantes do encontro formativo anual. 

O Quinquênio é um encontro promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) que reúne Salesianos com até cinco anos de Profissão Perpétua, para os irmãos, ou Ordenação Presbiteral, para padres. Trata-se de um momento de convivência, partilha e formação dedicado especialmente aos novos religiosos da congregação. 

No primeiro dia de encontro, a acolhida e Celebração Eucarística foi presidida pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos (BCG). Na terça-feira (18), segundo dia, os Salesianos do Quinquênio participaram da Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com o P. Elias Roberto, Vice-inspetor e Delegado Inspetorial para Formação responsável pela organização desta edição do Quinquênio. 

Nos demais dias de encontro, também houve formações com os temas: “A constituição da identidade salesiana”, ministrada pelo P. Ademir Lima (BCG); “Missão e espiritualidade no caminho sinodal”, dada pelo P. Juan Diego Giraldo, reitor do Seminário Regional Maria Mãe da Igreja; “Gestão e trabalho compartilhado com os leigos”, ministrada pelo diretor executivo da CISBRASIL, P. Nivaldo Pessinatti (BSP) e, no dia (21), houve um momento de formação e partilha com o P. Paulo Profilo (BSP), coordenador da CNF. 

“Este projeto faz parte da programação da CNF, mas na verdade, ele é pedido pela congregação. O encontro ajuda muito para a troca de experiências, no conhecimento da realidade das outras Inspetorias e, acima de tudo, ajuda a aprofundar o carisma salesiano, que é o sentido da nossa prática que nós herdamos de Dom Bosco”, disse P. Elias Roberto, responsável pela organização.

P. Paulo Profilo (BSP) explica que esta atividade é de suma importância para os anos iniciais da vivência do Salesiano de Dom Bosco. “No tempo de formação permanente do Salesiano de Dom Bosco, os primeiros cinco anos após a profissão perpétua ou a ordenação presbiteral são de suma importância.  Aqui no Brasil, anualmente, reunimos os Salesianos do Quinquênio das seis Inspetorias Salesianas do Brasil para uma semana de formação e partilha de vida. Buscamos proporcionar estudo de temas pertinentes e favorecer a troca de experiências entre aqueles que já concluíram a formação inicial e estão vivendo os primeiros anos de intensa vida apostólica”, afirma.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀