EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Salesianos do Brasil se reúnem para o Quinquênio em Campo Grande (MS)

Nesta semana, de 18 a 21 de abril, 54 padres e irmãos Salesianos das diversas inspetorias do Brasil se reuniram para o encontro do Quinquênio, no Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS). Desta vez, a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) foi a responsável por acolher os participantes do encontro formativo anual. 

O Quinquênio é um encontro promovido pela Comissão Nacional de Formação (CNF) que reúne Salesianos com até cinco anos de Profissão Perpétua, para os irmãos, ou Ordenação Presbiteral, para padres. Trata-se de um momento de convivência, partilha e formação dedicado especialmente aos novos religiosos da congregação. 

No primeiro dia de encontro, a acolhida e Celebração Eucarística foi presidida pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos (BCG). Na terça-feira (18), segundo dia, os Salesianos do Quinquênio participaram da Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com o P. Elias Roberto, Vice-inspetor e Delegado Inspetorial para Formação responsável pela organização desta edição do Quinquênio. 

Nos demais dias de encontro, também houve formações com os temas: “A constituição da identidade salesiana”, ministrada pelo P. Ademir Lima (BCG); “Missão e espiritualidade no caminho sinodal”, dada pelo P. Juan Diego Giraldo, reitor do Seminário Regional Maria Mãe da Igreja; “Gestão e trabalho compartilhado com os leigos”, ministrada pelo diretor executivo da CISBRASIL, P. Nivaldo Pessinatti (BSP) e, no dia (21), houve um momento de formação e partilha com o P. Paulo Profilo (BSP), coordenador da CNF. 

“Este projeto faz parte da programação da CNF, mas na verdade, ele é pedido pela congregação. O encontro ajuda muito para a troca de experiências, no conhecimento da realidade das outras Inspetorias e, acima de tudo, ajuda a aprofundar o carisma salesiano, que é o sentido da nossa prática que nós herdamos de Dom Bosco”, disse P. Elias Roberto, responsável pela organização.

P. Paulo Profilo (BSP) explica que esta atividade é de suma importância para os anos iniciais da vivência do Salesiano de Dom Bosco. “No tempo de formação permanente do Salesiano de Dom Bosco, os primeiros cinco anos após a profissão perpétua ou a ordenação presbiteral são de suma importância.  Aqui no Brasil, anualmente, reunimos os Salesianos do Quinquênio das seis Inspetorias Salesianas do Brasil para uma semana de formação e partilha de vida. Buscamos proporcionar estudo de temas pertinentes e favorecer a troca de experiências entre aqueles que já concluíram a formação inicial e estão vivendo os primeiros anos de intensa vida apostólica”, afirma.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀