EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Salesianos, consultores oficiais do Conselho Econômico da ONU

No dia 22 de janeiro, os Salesianos de Dom Bosco foram reconhecidos como consultores oficiais do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), graças à recomendação do Comitê de ECOSOC para as Organizações Não-Governamentais (ONG).


«Este reconhecimento chega depois de dois anos da solicitação dos Salesianos de colaborar com os demais estados membros da ONU para promover o bem comum, sobretudo a favor dos jovens e dos pobres», explica a Agência de Notícias Salesiana (ANS).


Este reconhecimento permite aos Salesianos que sejam conselheiros na ONU sobre as questões referentes a seu carisma específico. A Casa de Missões Salesianas de New Rochelle (Nova York), na pessoa do salesiano Thomas Brennan, é o representante oficial dos Salesianos ante a ONU.



O próprio Pe. Brennan foi quem lutou para obter este reconhecimento, ajudado pelo senhor Miguel Rimarachin, membro da ONU, quem dirigiu e apoiou este processo.



O Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez, quando recebeu a notícia, contatou Dom Brennan, dizendo-lhe: «Para nós é uma grande oportunidade estar presentes na ONU com um olhar posto, como dom Bosco fez, na glória de Deus e na salvação dos jovens. Penso que é também um êxito o fato de ter sido reconhecidos enquanto ‘Salesianos”’».



Dom Brennan agradecendo, por sua vez, ao Reitor Mor, escreveu: «Agora é quando realmente começa o trabalho».



«Desta forma, os Salesianos podem ser ainda mais a voz de quem não tem voz e apresentar as necessidades dos meninos e dos jovens, sobretudo dos mais pobres, para os quais estão chamados a programar soluções internacionais, considera ANS



Outras 2.100 ONG, de todo tipo e de todo o mundo, são Consultores do ECOSOC, formando um autêntico parlamento de organizações que trabalham pela promoção de diferentes setores da população ou grupos.



Entre elas existe um bom grupo de inspiração católica, como franciscanos, o grupo Justiça e Paz dos dominicanos ou Caritas Internacional, com as quais, segundo assinalou o Reitor Mor dos salesianos, «devemos encontrar o modo de trabalhar em sinergia com as outras congregações presentes nessa mesma organização mundial».



O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) está composto por 54 países membros nomeados por três anos e é o órgão consultivo e de coordenação da atividade econômica e social das Nações Unidas e das diferentes organizações relacionadas a elas.



Entre suas tarefas, estão: a programação do desenvolvimento econômico e a assistência técnica e financeira aos países menos desenvolvidos; e a promoção de estudos e de informes sobre questões econômicas, sociais, culturais e de saúde.



O Conselho Econômico e Social trabalha mediante múltiplas comissões funcionais e quatro comissões econômicas: para Europa (ECE), Ásia e Extremo Oriente (ECAFE), América Latina (ECLA) e África (ECA).



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀